08/03/2021

Seguradoras ganham o direito de ofertar vários produtos na mesma apólice

Seguradoras ganham o direito de ofertar vários produtos na mesma apólice
Estratégia do governo é de aumentar e diversificar a oferta de produtos de seguros

As seguradoras terão total liberdade para aumentar a oferta de seguros aos consumidores a partir de 1º de março. Desse modo, pacotes de serviços de diversos tipos de cobertura estarão em uma mesma apólice, segundo informou o site ‘O Globo’. 

O governo liberou o mercado de seguros de danos, destinados a proteger o patrimônio das pessoas e das empresas, como as proteções de vida, residencial e de automóveis. “O objetivo da desregulamentação do setor é diversificar os produtos oferecidos, reduzir preços ao consumidor final e ampliar a cobertura do seguro no país. Os produtos poderão ser estruturados de forma flexível, sem análise prévia ou aprovação das condições contratuais”, comentou o diretor técnico da Susep, Rafael Scherre.

A nova regra já passou por consulta pública e será divulgada até a próxima quarta-feira, 17, pela autarquia federal. O texto deveria ter sido divulgado nesta segunda, 15, mas, por conta do ponto facultativo na administração pública, não houve edição no DOU.

Com a nova regra, a expectativa da Susep é que ainda neste ano apareçam produtos com cara nova no setor. Uma das ações para viabilizar esse processo foi a liberação de empresas para atuarem no Sandbox regulatório, um ambiente mais flexível para o desenvolvimento de proteções alinhadas ao interesse do consumidor.

Com a mudança, será possível, por exemplo, fazer um seguro residencial para proteger a casa só quando o morador estiver fora, no trabalho ou em viagens, um sistema de liga-desliga. Esse modelo de contratação intermitente já existe para veículos e permite ao motorista acionar o seguro só quando sai da garagem.

Tags: seguradoras
Partículas Seguro Nova Digital
Leia, por fim, a 12ª edição da revista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *