Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil
O IPSA, material desenvolvido pela TEx traz dados sobre variação da franquia, na qual o segurado se envolve em eventos de colisão parcial, nos últimos 13 meses
A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de Outubro de 2023 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o Índice de Preços do Seguro de Automóvel apresentou nova redução em outubro, apresentando queda de 5,2% em relação ao mês anterior, chegando ao valor de 5,5%. Na comparação anual também houve queda de 15,4%. Pelo sexto mês consecutivo o índice registrou redução e atingiu o menor valor dos últimos 22 meses.
O comparativo anual mostra que o momento vigente de redução do índice aproximou a curva de 2023 à curva de 2021, estando ambas bem abaixo da curva de 2022 no mês de outubro.
De acordo com Emir Zanatto, CEO da TEx, um dos fatores mais relevantes para este momento de redução do seguro é o índice de roubo e furto de veículos. Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) apontam que o total desse tipo de ocorrência na Região Metropolitana de São Paulo apresentou queda de 13% em setembro, na comparação com setembro de 2022. “Os dados estão em sintonia com o IPSA, pois a taxa ofertada pelas seguradoras incorpora, dentre outros fatores, o risco de ocorrência de sinistros, como o roubo e furto. O que serve de referência para a precificação dos seguros”, explica o executivo.
Taxa de franquia
Desde a última edição, o IPSA traz a curva da participação obrigatória do segurado, em eventos de colisão parcial (mais conhecida como franquia), dos últimos 13 meses. Essa taxa refere-se a um percentual do valor do veículo, sendo uma forma da seguradora controlar seus custos e ao mesmo tempo fazer com que o segurado cuide do seu próprio bem. “Atualmente, a maioria dos seguros contratados faz uso da franquia reduzida, uma alternativa em que o prêmio aumenta e a participação do segurado diminui, então, por isso, ela será nosso foco aqui”.
O levantamento mostra que a taxa de franquia em outubro de 2022 era de 4,6% e hoje se encontra em 5,1%, o que significa um aumento aproximado de 11% em 13 meses. Desde março de 2023, a taxa de franquia se firmou na casa dos 5,0%, alternando entre 5,0% e 5,1%. “A curva da franquia não apresenta as mesmas oscilações do IPSA, e suas variações são geralmente sutis e na mesma direção”, detalha Emir.
O IPSA de outubro apresentou queda para o gênero masculino, batendo 5,8%, bem como para o sexo feminino, que ficou em 5,2%. A distância entre os sexos foi a menor dos últimos 13 meses, com os homens pagando 11,5% a mais que as mulheres.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
O estado civil também influencia no valor do seguro automóvel. De acordo com o IPSA de outubro, homens solteiros pagaram em média 7,4% no Seguro de Automóvel, sendo 51% mais caro que mulheres casadas, que pagaram 4,9%. Já homens casados pagaram 13% a menos que mulheres solteiras.
Dados regionais
A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Em outubro, pudemos observar que a região metropolitana do Rio de Janeiro pagou 6,5% do valor do carro em seguro, aproximadamente 91% mais caro em relação à região metropolitana de Belém, que pagou 3,4%, o índice mais baixo das regiões comparadas”, destaca o executivo.
Especificamente nas capitais analisadas, a Zona Leste de São Paulo apresentou o maior índice de seguro auto, com 7,9%, sendo 52% mais caro que o índice da Zona Sul da capital paulista. Já no Rio de Janeiro, a distância entre os extremos foi maior, tendo a Zona Norte pago cerca de 86% a mais que a Zona Sul.
Já Belo Horizonte e Recife registraram em outubro de 2023 proximidade maior entre os extremos. Na capital mineira, o índice de seguro auto na Zona Oeste foi de 5,5% e no Centro de 3,7%. Enquanto na capital pernambucana o índice foi de 5,1% no Centro e 4,1% na Zona Noroeste.
Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, ferramenta mais usada pelas Corretoras de Seguros no País, o Chevrolet Onix se manteve na liderança com 5,7% do volume total, seguido novamente pelo Hyundai HB20 com 4,6%, Nissan Kicks e Jeep Renegade, ambos com 3,0%.
Em relação à análise do IPSA de veículos híbridos, elétricos e à combustão com até dois anos de idade, o diesel se manteve no topo com 4,2%, 2,4% a mais que o índice da gasolina. Já o índice de elétricos caiu 7,9%, mesmo assim se manteve acima do índice dos híbridos, com 2,9%, menor valor dos últimos 13 meses.
Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em quatorze indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por estado civil, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, IPSA por tipo de Seguro, IPSA por valor da tabela Fipe, Ranking de mais Cotados por Combustíveis, Ranking de Carros Elétricos Mais Cotados, Ranking de Carros Híbridos mais Cotados, Comparativo do IPSA por Combustível, Ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT, e agora com o Indicador de Valor de Franquia.
“Somos hoje a empresa com maior volume de dados e maior penetração no país e as Corretoras de Seguros e Seguradoras utilizam as soluções da TEx diariamente. Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, finaliza Emir Zanatto, CEO da TEx.
Para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link.
Leia, por fim, a 37ª edição da revista: