Seguro Auto: como ele funciona o em caso de enchentes e alagamentos?

Seguro Auto: como ele funciona o em caso de enchentes e alagamentos?

Marcelo Sebastião, presidente da Comissão de Seguro de Automóvel da Fenseg

Especialista explica quais modalidades de seguro auto cobrem prejuízos relacionados a desastres naturais

O período de chuvas, que afeta especialmente os estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo, a cada ano tem se revelado mais intenso. Janeiro mal terminou e mais de 500 cidades já decretaram situação de emergência no país. As enchentes, tão comuns nesta época do ano, colocam em risco o patrimônio e a vida das pessoas, e deixam no ar uma pergunta para os motoristas que contrataram ou pensam em contratar Seguro Automóvel: há cobertura para veículos atingidos por alagamentos e inundações?

O presidente da Comissão de Seguro de Automóvel da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), Marcelo Sebastião, explica que sim. “As seguradoras disponibilizam diversos planos de seguros, mas o seguro compreensivo, aquele popularmente chamado de seguro total, é o que garante cobertura securitária para submersão parcial ou total do veículo em água doce, proveniente de enchentes ou inundações. Essa cobertura se aplica inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, além da queda de árvores e de muros sobre o automóvel”, afirma Sebastião.

Embora os danos provocados por chuva e granizo estejam tradicionalmente cobertos pelas apólices de Seguro Auto, por serem considerados provenientes de causas naturais, é importante sempre verificar as condições gerais do contrato e, se for o caso, buscar orientação com o corretor de seguros. Ele também faz um alerta importante aos motoristas.

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“As seguradoras orientam seus clientes para que, em caso de alagamento, procurem locais mais altos para deixar seu veículo até que as águas baixem. Se não houver essa possibilidade, saiam do automóvel em segurança, já que o seguro se encarregará do restante tão logo seja possível acessar o local”, informa.

Para retirar o automóvel, basta pedir o reboque através do telefone ou aplicativo da Assistência 24 horas da seguradora. Para a FenSeg, o mais importante é garantir agilidade e segurança no atendimento aos clientes, como forma de minimizar as perdas. Daí a importância de entrar logo em contato com a seguradora e comunicar o sinistro. Basta informar todos os dados do veículo, explicando exatamente o que ocorreu. Várias empresas já oferecem atendimento pela Internet ou pelo aplicativo do telefone celular.

O segurado não tem o que temer. Para fazer frente aos pedidos de indenização, as seguradoras contam com reservas técnicas e a supervisão da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão vinculado ao Ministério da Economia. As empresas são auditadas de forma permanente e estão sujeitas à regulamentação do Conselho Nacional de Seguros Privados.

Leia, por fim, a 20ª edição da revista:


 




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