Estudo nacional realizado pela Suhai Seguradora apurou que maioria dos brasileiros ainda acha a carteira pouco acessível
70% dos proprietários de moto, carro e caminhão não possuem seguro para os seus veículos no Brasil. É o que aponta uma pesquisa recente realizada pela seguradora Suhai. A companhia realizou esse estudo nacional a fim de verificar o comportamento do consumidor brasileiros acerca do seguro desses bens. Logo, o levantamento contou com a colaboração de 1.270 proprietários de veículos.
“A pesquisa é uma ferramenta estratégica da Suhai para entendermos nosso mercado, as necessidades do consumidor e adaptar nossas práticas e produtos para atender e democratizar o seguro para todos. Outro público importante para nós, também valorizado por 36% dos entrevistados, é o corretor, que segue como fonte de informação sobre o assunto e um facilitador para encontrar bons produtos e efetivar a contratação da apólice”, explica a diretora de marketing da Suhai Seguradora, Janaína Iziquiel.
O preço do seguro ainda é o principal fator que mantem o consumidor fora do mercado (54%) e outro é não encontrar um produto que atenda ou inspire confiança (15%).
Outro aspecto importante apontado pela pesquisa é sobre o sentimento de exclusão dos proprietários de veículos com mais de 5 anos de uso. 55% dos entrevistados têm bens com mais de 5 anos e todos concordam que é mais difícil contratar um seguro para carros com mais tempo de uso e novamente o preço é o fator principal.
Os dados mostram que seguro de veículos, é ainda um serviço para poucos devido aos preços praticados serem distantes da realidade de renda do brasileiro, já que 75% da população brasileira ganha menos que R﹩3.000 por mês, o que faz com que o preço do seguro seja um fator relevante no orçamento familiar.
“Os dados confirmam que existe um desafio para o mercado segurador brasileiro, algumas empresas vêm tentando trazer uma resposta a isso e a Suhai tem atendido muito bem e se destacado”, afirma a diretora de marketing da seguradora. Isso demonstra que a Suhai Seguradora tem como objetivo ver todas as pessoas com seus bens protegidos, o que trará segurança aos usuários de transportes individuais.
A pandemia da Covid-19 evidenciou necessidade da segurança e da liberdade que ter um veículo próprio traz, afinal de contas foi nesse momento que as pessoas sentiram necessidade de não se exporem ao vírus em transportes coletivos e muitas não podiam deixar de trabalhar. Ter um veículo próprio no Brasil reforça a necessidade de proteção dos bens.
A pesquisa feita pela Suhai demonstrou que 65% dos brasileiros têm medo de ter o veículo roubado, mesmo assim apenas 40% das pessoas que não possuem seguro pensam em contratá-lo, os 28% nem cogitam porque acreditam que o valor do seguro pesará no orçamento ou porque acreditam que seus veículos não serão aceitos pelas seguradoras.