Seguro auto: preço volta a subir em junho

Preço do seguro auto volta a subir em junho

Aumento na taxa de sinistralidade e o crescimento das vendas de veículos novos e usados provocaram alta, segundo executivo

O índice geral do valor do seguro auto em junho aumentou 1,8% em relação ao mês anterior, alcançando 5,7%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve uma redução de 8,1%. Os números reportados são da edição mais recente do IPSA, estudo desenvolvido pela TEx, empresa de tecnologia com ênfase no mercado de seguros. Clique aqui para baixar o material completo deste mês.

De acordo com Emir Zanatto, CEO da TEx, a alta da variação mensal pode ser explicada pela taxa de sinistralidade do seguro e a venda de veículos novos e usados.

“A alta recente no índice de preços do seguro automóvel é reflexo de dois fatores fundamentais: o aumento na taxa de sinistralidade e o crescimento das vendas de veículos novos e usados. Segundo o Sistema de Estatísticas da SUSEP, a sinistralidade cresceu 29% no último bimestre, possivelmente devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, os dados da Fenabrave mostram um aumento de 13,7% nos emplacamentos e 9,2% nas negociações de veículos usados, indicando um aquecimento na demanda por seguros. Esses fatores são essenciais na definição dos preços pelas seguradoras e influenciam diretamente nosso índice”.

Seguindo o movimento do índice geral, ambos os gêneros tiveram aumento em junho. Porém, as mulheres pagaram em média 10,2% a menos que os homens. E quando acrescentado o estado civil na análise do gênero, houve aumento em todas as linhas, com exceção dos viúvos em ambos os sexos. Os homens viúvos obtiveram valor de 5,2%, enquanto as mulheres viúvas 4,6%, o menor valor entre todas as combinações.

No comparativo por faixa etária, todas sofreram aumento no último mês, com destaque para a de até 25 anos que cresceu 6,5%.

Taxa de franquia

O IPSA traz a curva da participação obrigatória do segurado em eventos de colisão parcial (mais conhecida como franquia) dos últimos 13 meses. Essa taxa refere-se a um percentual do valor do veículo, sendo uma forma da seguradora controlar seus custos. Ao mesmo tempo, ela incentiva o cuidado do segurado com seu bem. “Atualmente, a maioria dos seguros contratados faz uso da franquia reduzida, uma alternativa em que o prêmio aumenta e a participação do segurado diminui. Por isso, ela é nosso foco aqui”, pontua Zanatto.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

O levantamento mostra que o índice de franquia permaneceu estável em junho, com 5,1%, mesmo patamar de maio. “A curva da franquia não apresenta as mesmas oscilações do IPSA e suas variações são geralmente sutis e na mesma direção”, detalha o CEO da TEx.

Dados regionais e capitais do seguro auto

A região onde o segurado reside é um fator importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Em junho de 2024, pudemos observar que a região metropolitana de Porto Alegre pagou 4,9% do valor do carro em seguro, aproximadamente 19,7% mais caro em relação à região metropolitana de São Paulo, que pagou 6,1%”, destaca Emir.

Especificamente nas capitais analisadas, a Zona Leste de São Paulo apresentou o índice de seguro auto mais caro com 7,6%. O seguro auto na região é 81% mais caro que o índice da região central da capital paulista, que pagou 4,2%. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a Zona Norte (8,3%) pagou quase 93% a mais que a Zona Sul carioca (4,3%).

Na capital mineira, regiões vizinhas apresentaram valores bem diferentes. Na Zona Norte, o índice foi 5,3%, 43,2% maior que o Centro, que pagou 3,7%. Já no Recife, a Zona Sul bateu 4,2%, pagando 39,1% a menos que a Zona Norte (6,9%).

Carros mais cotados no TELEPORT

Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix se manteve na liderança com 5,6% do volume total, seguido novamente pelo Hyundai HB20 com 4,9%, Jeep Renegade com 3,8%, Nissan Kicks com 2,9%, e Honda HR-V com 2,5%.

O IPSA também traz uma análise de veículos híbridos, elétricos e à combustão com até dois anos de idade. O índice de veículos a diesel (4,3%) caiu e se aproximou do índice de veículos à gasolina (4,2%). Já nos veículos de propulsões alternativas, o índice dos híbridos aumentou 3,0%, enquanto o dos elétricos apresentou crescimento de 3,8%.

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em quatorze indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por estado civil, IPSA por população, IPSA por região, IPSA por idade do veículo, IPSA por tipo de Seguro, IPSA por valor da tabela Fipe, Ranking de mais Cotados por Combustíveis, Ranking de Carros Elétricos Mais Cotados, Ranking de Carros Híbridos mais Cotados, Comparativo do IPSA por Combustível, Ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT, e agora com o Indicador de Valor de Franquia.

“A TEx é a empresa com maior volume de dados e maior penetração em Corretoras de Seguros do país. O IPSA reflete um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, finaliza Emir Zanatto, CEO da TEx.

Por fim, para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link.




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.