Valor do seguro auto sobe 6,6% em janeiro, aponta estudo

Valor do seguro auto sobe 6,6% em janeiro, aponta estudo

Preço registrado no primeiro mês do ano retorna ao patamar mais elevado de 2022

A TEx divulga os números de Janeiro de 2023 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto chegou a 6,6%, voltando ao nível mais alto de 2022. Com isso, o índice apresenta aumento de 15,7% no acumulado dos últimos 13 meses e na comparação com o mês anterior, sinaliza alta de 3,1% em janeiro. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

De acordo com Emir Zanatto, CEO da TEx, há diversos fatores que podem ter contribuído para o aumento de 15% nos preços do seguro de automóveis no período de janeiro de 2022 até o mesmo mês de 2023. “Como sabemos, o valor FIPE dos usados subiu em média 20%, o que é atípico. Com isso, o furto/roubo e o comércio paralelo de peças, cresce, elevando assim a sinistralidade geral”, explica o executivo.

Outro fator, apontado pelo executivo, está ligado à crise dos semicondutores e o desarranjo do mercado de autopeças durante a pandemia que ainda impacta o setor. “Isso fez com que o reparo dos veículos ficasse mais caro e demorado, levando os clientes a utilizar mais o carro reserva, o que aumenta os custos para as Seguradoras. Menos veículos novos e peças no mercado, impactam em busca por peças de mercados paralelos”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Ainda em relação ao desarranjo do setor automotivo, Emir destaca duas grandes montadoras que estão interrompendo algumas linhas de produção novamente. “Isso terá impacto no preço do seguro”.

Além disso, também merece citar o aumento nos índices de roubo e furto em algumas regiões, como no estado de São Paulo, onde houve crescimento de 14% em 2022 na comparação com 2021. “Esse aumento na incidência dos crimes é outro fator que contribui para o reajuste dos preços por parte das Seguradoras”.

Seguindo o índice geral, o IPSA por gênero sofreu aumento em ambos os sexos. Para o masculino houve alta de 7,1%, já no feminino o crescimento foi menor, 6,1%. “Quando comparados a janeiro de 2022, 12 meses antes, os aumentos foram de 18,3% no masculino e 15,1% no feminino”, pontua.

Leia, por fim, a 30ª edição da revista:






©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.