Em maio de 2018, após uma série de aumentos no preço dos combustíveis, ocorreu uma paralisação de caminhoneiros autônomos com extensão nacional. A greve durou 9 dias oficialmente, porém, gerou consequências problemáticas como desabastecimento de supermercados, suspensão de serviços dos Correios, paralisação de aulas e cancelamento de voos. Esse caso que ficará marcado na história do Brasil, mostrou a importância dos caminhões para o funcionamento da vida da população, já que os caminhoneiros movimentam 60% de toda a carga nacional.
Atualmente, diversas seguradoras já oferecem seguros para caminhões visando atender as necessidades de caminhoneiros, donos de transportadoras e empresas de frota. Os mais especializados e com maior nível de coberturas, protegem de incêndios, furto, colisão, acidentes pessoais de passageiro etc. Logo, é fato dizer que contratar um bom seguro para caminhões é importante tanto para a proteção do patrimônio quanto para possíveis danos causados a terceiros.
Para ofertar esse tipo de seguro, é essencial acima de tudo, conhecer a realidade de trabalho do seu cliente. Antes de entrar em uma conversa com um profissional de ramo de caminhões para oferecer o seguro, conheça as adversidades enfrentadas por eles, como por exemplo a de falta de segurança. O número de roubos e furtos de cargas no Brasil cresceu 80% nos últimos cinco anos, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, o que coloca o nosso país como um dos mais perigosos para o transporte rodoviário de cargas. Além disso, precariedade de asfalto, falta de sinalização, excesso de estrada de chão e o alto volume de veículos nas ruas são de grande preocupação para os motoristas.
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Assim como na busca da venda de qualquer tipo de seguro, um bom relacionamento pessoal é essencial na oferta de seguro caminhão. Uma ideia para quem busca trabalhar a divulgação desse produto nas redes sociais, é anunciá-lo com o vocabulário usado por caminhoneiros, com gírias típicas dessa profissão, por exemplo. Isso irá fazer com que eles se sintam mais próximos e familiarizados nesse contato inicial.
Lembre-se: Esteja preparado para escutar. Nas suas conversas com proprietários de transportadoras e frotas, questione a respeito da experiência com outros serviços de proteção veicular. Entenda as diversas situações pelas quais eles passaram, para depois você começar com a sua argumentação de venda.
Nunca é demais relembrar também de que cada cliente tem suas especificidades e deve ser tratado de maneira personalizada. Em uma breve pesquisa verifique dados importantes sobre seu cliente, como o tipo de veículo e a mercadoria que ele trabalha. A partir dessas informações, desenhe a estratégia comercial que será utilizada.
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Leia, por fim, a 27ª edição da revista: