O seguro de transporte de carga é de grande valor para cobrir eventuais prejuízos e mitigar os riscos do transportador. Tanta importância exige certa complexidade nas apólices espalhadas pelo país. Para isso, o corretor de seguros é fundamental para traduzir o ‘segurês’ e deixar o segurado ciente dos seus direitos.
Vanessa Mendonça, diretora de Subscrição e Marketing & Branding da Albatroz MGA, concedeu entrevista exclusiva à Seguro Nova Digital e falou sobre a importância desse profissional na disseminação da cultura desse seguro no Brasil.
Seguro Nova Digital – Como a Albatroz enxerga a participação do corretor de seguros no desenvolvimento da carteira de seguros de transporte do Brasil?
Vanessa Mendonça – A Albatroz MGA tem forte entendimento da extrema importância do corretor de seguros para o desenvolvimento e crescimento da carteira de Transportes. O corretor desempenha papel de suma relevância para a comunicação entre segurado e seguradora. É o corretor quem está próximo ao segurado tanto para coletar informações e esclarecimentos quanto a operação do cliente para a subscrição do risco, como também para retornar ao cliente toda e qualquer demanda solicitada pela seguradora.
S.N.D – A companhia estreitou o relacionamento com os profissionais. Por quê?
V.M – Esta aproximação é necessária e indispensável, considerando que o corretor se torna expert em sua operação e é quem possui o conhecimento para sanar as dúvidas e melhor orientar o segurado.
S.N.D – Recentemente, a companhia revelou que iniciará o relacionamento com os corretores. Qual a razão dessa iniciativa?
V.M – Nosso start de relacionamento com os corretores neste momento se deve ao início da operação de Marine junto a Essor, a qual está iniciando esta operação em parceria com a Albatroz MGA. Os corretores poderão contar com a tecnologia e inovação da Albatroz Digital, a qual foi desenvolvida visando desburocratizar os trâmites para quem deseja operar no ramo de Transporte. Focamos em otimizar e facilitar os processos não somente para a seguradora, como principalmente ao corretor.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
S.N.D – A pandemia reforçou a percepção da importância do seguro na vida das pessoas. No ramo de transportes, essa questão também foi impulsionada pela crise?
V.M – Devido à crise atual, o setor de transporte teve um significativo aumento de demanda provocado pelo distanciamento social e crescimento das compras on-line. Isto, por si só, já contribuiu para elevar a demanda pela procura de seguros de cargas, considerando que as empresas que ainda não atuavam com e-commerce acabaram se adaptando a esta nova realidade. Ao mesmo tempo, com este incremento das vendas, há também o aumento da exposição a possíveis perdas, o que considerando um eventual sinistro, poderia colocar em risco a sequência financeira desta empresa. Nesse ponto, aproveito para reforçar a importância do corretor de seguros, o qual sempre presta estas orientações aos segurados.
S.N.D – Um dos problemas do setor é a penetração. Na sua análise, como a Albatroz atua para aumentar a cultura do setor de transporte no país?
V.M – A Albatroz veio com a oferta de desburocratizar e otimizar a operação no ramo de Transporte. Com a Albatroz Digital, o corretor pode – em poucas telas – apresentar cotação de maneira imediata e de forma simples, visando conquistar os segurados pela facilidade de compreensão e visualização das condições ofertadas na operação. Vale lembrar que a Albatroz intermedia o processo junto as seguradoras, considerando que a nossa plataforma abrange todas as etapas fundamentais para contratação e manutenção para o produto de Transporte, além de contar com nossa equipe especializada neste segmento.