Especialista avalia que o crescimento do comércio internacional e a necessidade de maior proteção contra riscos logísticos marcam um período de desafios e oportunidades no setor
Impulsionado pelo aquecido comércio internacional em 2024, o seguro de transporte de carga arrecadou R$ 4,9 bilhões até outubro. É um crescimento de 22,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior. O aumento exponencial das atividades no transporte consolida um momento de desafios e oportunidades, além de provocar a necessidade de soluções mais ágeis e tecnológicas. É o que avalia Vanessa Mendonça, Diretora de Subscrição Transportes e Marketing & Branding da Albatroz MGA.
Com a nova dinâmica do mercado, a especialista nota uma conscientização maior da sociedade sobre a necessidade de proteção contra riscos logísticos. “No Brasil e nos demais países da América Latina, observamos um mercado mais consciente da importância do seguro, com uma adesão crescente de transportadores e embarcadores”.
Os importantes resultados do ramo em 2024 devem seguir neste ano, projeta Vanessa. A digitalização do transporte e a necessidade de maior segurança nas operações logísticas serão a base de sustentação para mais uma temporada de desenvolvimento.
NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP
“A tendência é de maior personalização dos produtos, com seguros cada vez mais adaptados ao perfil de cada cliente”, explica a executiva.
Vanessa é uma das fundadoras da Albatroz, a primeira MGA de seguro de transporte do país. Atualmente, a companhia investe em tecnologia, na diversificação do seu portfólio e na ampliação da presença nos mercados latino-americanos. Essa estratégia de expandir-se fora do país lhe permitiu um avanço acima da média no setor.
A Albatroz MGA prepara o lançamento de plataformas tecnológicas neste ano. Segundo Vanessa, esse olhar deve facilitar a cotação, a emissão e a gestão de apólices. Além disso, a empresa planeja ampliar sua atuação em setores considerados estratégicos, como o transporte multimodal e operações especiais: modelos combos, E&O, Ambiental e Produtos para pequenas e médias empresas.
Por fim, a executiva destaca que a empresa segue comprometida em fortalecer sua posição como referência no seguro de transporte na América Latina e em oferecer soluções inovadoras, sobretudo para estar alinhada com este novo momento do mercado. “Estamos prontos para um 2025 promissor. Isso porque confiamos que será um ano de grandes avanços para o setor”, conclui a executiva.