Cresce a demanda por soluções tecnológicas no seguro de transporte

Cresce a demanda por soluções tecnológicas no seguro de transporte

Especialista avalia que o crescimento do comércio internacional e a necessidade de maior proteção contra riscos logísticos marcam um período de desafios e oportunidades no setor

Impulsionado pelo aquecido comércio internacional em 2024, o seguro de transporte de carga arrecadou R$ 4,9 bilhões até outubro. É um crescimento de 22,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior. O aumento exponencial das atividades no transporte consolida um momento de desafios e oportunidades, além de provocar a necessidade de soluções mais ágeis e tecnológicas. É o que avalia Vanessa Mendonça, Diretora de Subscrição Transportes e Marketing & Branding daAlbatroz MGA.

Com a nova dinâmica do mercado, a especialista nota uma conscientização maior da sociedade sobre a necessidade de proteção contra riscos logísticos. “No Brasil e nos demais países da América Latina, observamos um mercado mais consciente da importância do seguro, com uma adesão crescente de transportadores e embarcadores”.

Os importantes resultados do ramo em 2024 devem seguir neste ano, projeta Vanessa. A digitalização do transporte e a necessidade de maior segurança nas operações logísticas serão a base de sustentação para mais uma temporada de desenvolvimento.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

“A tendência é de maior personalização dos produtos, com seguros cada vez mais adaptados ao perfil de cada cliente”, explica a executiva. 

Vanessa é uma das fundadoras da Albatroz, a primeira MGA de seguro de transporte do país. Atualmente, a companhia investe em tecnologia, na diversificação do seu portfólio e na ampliação da presença nos mercados latino-americanos. Essa estratégia de expandir-se fora do país lhe permitiu um avanço acima da média no setor.

A Albatroz MGA prepara o lançamento de plataformas tecnológicas neste ano. Segundo Vanessa, esse olhar deve facilitar a cotação, a emissão e a gestão de apólices. Além disso, a empresa planeja ampliar sua atuação em setores considerados estratégicos, como o transporte multimodal e operações especiais: modelos combos, E&O, Ambiental e Produtos para pequenas e médias empresas.

Por fim, a executiva destaca que a empresa segue comprometida em fortalecer sua posição como referência no seguro de transporte na América Latina e em oferecer soluções inovadoras, sobretudo para estar alinhada com este novo momento do mercado. “Estamos prontos para um 2025 promissor. Isso porque confiamos que será um ano de grandes avanços para o setor”, conclui a executiva.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.