Tragédia de Brumadinho: executivos recorreram a seguro D&O

Tragédia de Brumadinho: executivos recorreram a seguro D&O

Com o intuito de se defenderem de possíveis processos sobre a tragédia ambiental de Brumadinho, executivos envolvidos acionaram o Seguro D&O.  No caso dos profissionais da Vale, esse seguro não só garante a defesa jurídica, mas também a proteção do patrimônio pessoal.

Após a tragédia, ocorrida em janeiro de 2019, quatro executivos da empresa foram afastados. Um dos responsáveis pelas operações da mineradora corre risco de ser responsabilizado criminalmente pelo acidente.

Comum nos EUA, o Seguro D&O é concedido aos executivos de grandes empresas que têm riscos ambientais ou má conduta diante do cargo. Uma análise técnica sobre barragens preparada pelo especialista em mineração, Juarez Saliba, que é executivo da Vale, e um relatório de governança e risco da auditoria Delloite, que foram pedidos por Fabio Schvartsman antes do acidente de Brumadinho, serão usados pelas defesas dos executivos.

Leia também:

Corretor e consumidor opinam sobre cultura do seguro residencial no Brasil

O rompimento de barragem em Brumadinho resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem de rejeitos, cuja designação oficial era barragem da Mina do Feijão, classificada como de “baixo risco” e “alto potencial de danos”, era controlada pela Vale S.A. Ela estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão, no município brasileiro de Brumadinho.

O rompimento, contudo, resultou em um acidente de grandes proporções. Ele foi considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental, com 231 mortos e 46 desaparecidos, contabilizados três meses depois do desastre.

Parte das informações foram extraídas no portal Terra*

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.