Seguro em Debate: transformação digital na corretagem exige mais integração entre seguradoras e corretores

Seguro em Debate: transformação digital na corretagem exige mais integração entre seguradoras e corretores

Em entrevista ao vivo, Arley Boullosa e Márcio Raggi mostram como a transformação digital exige mais que tecnologia: requer cultura de dados e escuta ativa das seguradoras

Os experientes profissionais Arley Boullosa e Márcio Raggi levantaram pontos sensíveis sobre os desafios da transformação digital na corretagem de seguros. Ambos participaram da edição #55 do Seguro em Debate, podcast de entrevistas da Seguro Nova Digital que aconteceu ao vivo na tarde de ontem, 3. Os corretores destacaram a importância de adotar ferramentas tecnológicas, mas também chamaram atenção para a necessidade de maior apoio das seguradoras na jornada de digitalização dos corretores.

Segundo Arley Boullosa, ainda há um número expressivo de corretores que atuam sem um sistema de gestão ou multicálculo. “Tem muito corretor que ainda faz cálculo seguradora por seguradora. A maioria não alimenta suas redes sociais com frequência. Isso não é só culpa do corretor — falta apoio e orientação”, afirma.

Além disso, o especialista criticou a baixa escuta por parte das seguradoras na hora de desenvolver ferramentas. “Participo de nove grupos de corretores no WhatsApp e recebo reclamações básicas, muitas vezes relacionadas à usabilidade de sistemas. As seguradoras criam ferramentas sem consultar os profissionais que as usarão. Falta um movimento conjunto, mais diálogo e cocriação.”

Nesse ínterim, Márcio Raggi destacou a importância da cultura de dados e compartilhou a trajetória da Tatu Seguros, corretora da qual é sócio. “Desde 2007 não usamos papel. Foi um desafio imenso na época. O mais difícil foi simplificar tudo e unificar os processos. Hoje, o dado é nosso bem mais valioso. A corretora não tem nada além de uma base de dados bem estruturada”, explicou.

Por fim, o episódio do Seguro em Debate reforça que a digitalização não se resume ao uso de ferramentas, mas envolve mudança de mentalidade, revisão de processos e colaboração ativa entre todos os agentes do setor.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.