Procura por seguros de automóveis cresce 3,35% em junho

Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS)

Levantamento divulgado pela Neurotech reforça bom momento vivido pelo setor no primeiro semestre, aquecido pelo aumento das vendas de carros novos

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em junho, um crescimento de 3,35%, em comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). O material mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech. Enquanto isso, na comparação com o mês anterior, maio de 2024, houve um segundo recuo consecutivo, desta vez de 3,30%.

O cenário geral reforça o bom momento do setor, aquecido pelo mercado de veículos novos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves cresceu 12,7% em junho, comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, maio, houve recuperação com um aumento de 10,52%.

“A própria Fenabrave divulgou, recentemente, uma nova estimativa de crescimento do número de emplacamentos no ano que supera a projeção feita em janeiro, passando de 12% para quase 15%. É uma diferença importante que mostra um primeiro semestre de 2024 surpreendente tanto para o setor automotivo quanto para o mercado de seguros”, analisa Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.

Os dados da B3 evidenciam o bom momento vivido pelo mercado. Em junho, o número de financiamentos de veículos atingiu 584 mil unidades, bem acima das 485 mil unidades registradas em igual período de 2023. Foi o melhor mês desde o início da série histórica em 2013. No acumulado do ano de 2024 até o mês de junho, as vendas financiadas somaram 3,43 milhões, entre veículos novos e usados – incluindo motos, autos leves e pesados. Esse número apresentou um crescimento de 23,8% em relação ao ano de 2023, o equivale a 659 mil unidades financiadas a mais.

Ainda de acordo com o INDS de seguros de automóveis, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento da demanda por seguros no apanhado anual. Desse modo, mais uma vez, a terceira seguida, a região Norte teve o maior crescimento: 6,96%. Nordeste (+2,83%), Sudeste (+2,24%), Sul (+1,72%) e Centro-oeste (+1,20%) completam o ranking.

Demanda de seguros por idade

Por fim, o Índice Neurotech de Demanda por Seguros também mostrou uma mudança de comportamento entre os condutores mais jovens. Entre os condutores de 18 a 25 anos, que tradicionalmente apresentam menor demanda às seguradoras, houve um crescimento de 24% em comparação com junho do ano passado. Já entre os condutores com 60 anos ou mais, que representam a faixa etária comumente mais cautelosa, a demanda recuou 1,95%.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.