Demanda por seguros de automóvel cresceu 11,34% em 2023

Demanda por seguros de automóvel cresceu 11,34% em 2023

Segundo levantamento realizado pela Neurotech durante o último mês de dezembro, a procura foi maior nas regiões Norte, Centro-oeste e Sul

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóvel teve um crescimento de 11,34% em 2023, na comparação com o ano anterior. Quando separamos o ano 2023 por semestre, vemos que no primeiro semestre tivemos um crescimento de 12,6% e no segundo semestre crescimento de 10,1% em relação ao anterior. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, avalia que o crescimento da procura dentro do setor está relacionado às medidas do Governo que estimulam a compra de carros 0KM. “Esse foi um aspecto atípico de 2023 que ajudou a alavancar a procura por seguros. O aumento das vendas de veículos, sem dúvidas, impactou diretamente este mercado durante todo o ano. Para 2024, a princípio, não vemos a demanda aumentando com a mesma força, mas o cenário pode mudar caso novas medidas sejam implementadas em paralelo à recuperação econômica do País, ex. redução da taxa de juros prevista pelo Banco Central”, afirma.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos em 2023 ficou 12% acima do resultado alcançado em 2022, o que reforça o impacto das vendas na procura por seguros.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Cenários regionais

Na comparação mensal, dezembro de 2023 teve uma pequena retração de 3,52% em relação a novembro. Ainda assim, houve um crescimento 3,79% na comparação com dezembro de 2022. A redução está relacionada aos feriados e a menor quantidade de dias úteis. Além disso, dezembro é um mês forte de venda de carros, o que impacta a demanda por seguros positivamente em janeiro.

Por região, o Norte do Brasil foi o grande destaque de alta em relação ao ano passado. O ranking de comparação dos últimos 12 meses ficou assim: Norte (37,90%); Centro-oeste (37,07%); Sul (15,04%), Nordeste (4,35) e Sudeste (-12,1%).

Ainda na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, o INDS registrou, novamente, maior procura por seguros entre condutores mais experientes. No recorte por idade, entre aqueles com 60 anos ou mais o crescimento foi de 7,95%. Já entre 40 e 59 anos, a procura aumentou 5,59%. 25 a 39 anos se manteve estagnado. A única queda foi registrada entre os jovens com idades de 18 a 25 anos: -10,26%.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.