Seguros de carros elétricos têm regras específicas

Seguros de carros elétricos têm regras específicas

Apólices são mais caras e podem encarecer outros serviços, como o seguro residencial de quem contrata

Os carros elétricos estão vivendo um momento de expansão no mercado mundial. Dados divulgados pelo site Statista.com informam que a receita no mercado de veículos elétricos está projetada para atingir US$ 561,30 bilhões em 2023 no mundo. Espera-se que a receita mostre uma taxa de crescimento anual (CAGR 2023-2028) mundial de 10,07%, resultando em um volume de mercado projetado de US$ 906,70 bilhões até 2028. Já as vendas unitárias do mercado de veículos elétricos devem atingir 17,07 milhões de veículos em 2028 e espera-se que o preço médio do mercado de veículos elétricos em 2023 seja de US$ 52,78 mil. Do ponto de vista internacional, mostra-se que a maior receita será gerada na China.

No Brasil, segundo dados divulgados pelo Estadão Mobilidade, o segmento de automóveis eletrificados foi impulsionado em 2021. De janeiro a dezembro, foram emplacados 34.990 veículos, aumento de 77%, em comparação ao ano anterior. O fato se deu também por conta dos lançamentos das marcas e do avanço da infraestrutura de recarga no Brasil. Contudo, é importante mostrar que do volume de vendas apenas 2.851 unidades são de carros 100% elétricos.

E para os brasileiros que moram nos Estados Unidos, é importante saber como funciona o seguro para carros elétricos por lá. A BRZ Insurance, corretora de seguros brasileira que atua focada na venda de seguros para a comunidade de brasileiros e latinos que moram nos EUA, traz informações sobre o tema.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Seguro de carro elétrico x seguro de carro convencional

Antes de adquirir um carro elétrico é preciso levar em conta que seu seguro é mais caro do que o de um carro convencional. Isso se dá pois eles costumam custar mais e geralmente demandam reparos mais caros, isso acaba refletindo nas taxas de seguro auto.  Por exemplo: se em um acidente, grande ou pequeno, acontecer algum dano à bateria de um veículo elétrico, o custo para substituir esse componente-chave pode exceder os US $15.000. Para alcançar o mesmo valor de reparo em um carro convencional, o estrago tem que ser muito grande, o que tem menores probabilidades de acontecer.

Economizando no seguro do carro elétrico

Mantendo um bom histórico de reivindicação de seguros, incluir em outra apólice existente e até fazer cursos de direção defensiva é uma boa maneira de economizar na hora de fazer sua apólice. Revisar a apólice de tempos em tempos e fazer ajustes de coberturas ou a troca de seguradora também é um outro dica que pode trazer economia.

Assistência 24h

assim como em qualquer seguro auto, muitas seguradoras oferecem um programa que vai te ajudar em caso de necessidade a qualquer hora. No caso do carro elétrico a cobertura pode inclusive rebocar o veículo até uma estação de carregamento mais próxima, outras podem, inclusive, oferecer uma estação de carregamento móvel. É importante checar a sua apólice ou, na hora da cotação, se informar de quais assistências estarão inclusas.

Como uma estação de carregamento em casa afeta o seguro residencial

As estações de carregamento mais comuns, podem ser instaladas dentro de uma garagem ou fora de casa, de acordo com Energy.gov. As instalações devem seguir rigorosos regulamentos locais, estaduais e nacionais. A forma que a instalação pode afetar o seguro varia de seguradora para seguradora. Algumas apólices incluem estações de carregamento nas coberturas residenciais, em outros casos, será necessário acrescentar uma cobertura, o que vai te custar mais no seu seguro residencial. Então, revisar seu contrato e simular novos cenários, antes mesmo de tomar algum tipo de decisão, é a melhor decisão.

Leia, por fim, a 34ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.