Serenidade na Tormenta: uma nova perspectiva sobre o momento certo

Serenidade na Tormenta: uma nova perspectiva sobre o momento certo

Por: Emir Zanatto, CEO da TEx

Se você já se pegou repetindo o mantra “estou apenas esperando o momento certo”, então não está sozinho. Frequentemente, tendemos a adiar nossas ambições e desejos enquanto aguardamos por condições perfeitas. Esperamos ter mais tempo. Esperamos a poeira baixar. Esperamos a melhora da nossa saúde mental depois de momentos estressantes. Esperamos pelas férias. Esperamos nossos filhos crescerem.

E, ao passo que fazemos isso, as oportunidades se esvaem e os dias passam. Mas aqui está a verdade inconveniente: a vida não proporciona um “momento certo” e acaba que nem sempre estamos preparados para as adversidades.

Na realidade, nossa preparação precisa ser um processo contínuo, aproveitando os dias de calmaria, porque esses dias, por mais belos que sejam, não duram para sempre. E quando a tormenta chegar, é essencial estar preparado.

Quando falo de preparação e prontidão, não me refiro à previsão precisa de cada reviravolta da vida, mas sim à capacidade de reconhecer que as reviravoltas acontecerão.

Contrariar o ciclo natural de relaxamento durante a calmaria é um conceito familiar na economia, chamado de movimento anticíclico. Mas o mesmo pode ser aplicado em nossas vidas diárias para fomentar nosso crescimento pessoal. Para atingir o próximo ponto, conquista ou sonho, devemos estar dispostos a evoluir e enriquecer nosso repertório de habilidades e experiências.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Então, enquanto espera o momento certo, envolva-se em um livro. Enquanto espera ter tempo, deixe um podcast fluir em seus ouvidos. Enquanto espera as coisas se acalmarem, busque a paz interior com a meditação. E quando estiver se acalmando após um momento de estresse, busque apoio e orientação em conversas significativas.

Isso é mais do que uma simples mudança de hábitos; é uma metamorfose psicológica. Pode ser desafiadora, exaustiva e, por vezes, cobrar um preço, mas lembre-se: tudo que vale a pena exige um certo grau de esforço.

Para encontrar a serenidade em meio à tempestade e evitar ser consumido pelas ondas da vida, eu proponho um caminho: a disciplina e a preparação nos momentos de calmaria. E, como em um movimento anticíclico, busque oportunidades para investir em si mesmo quando a maioria recua.

Um artista brasileiro que admiro muito, Gabs Instinto Coletivo, tem uma série que ressoa profundamente com esse tema: “Serenidade na Tormenta”. Acho que é uma metáfora perfeita para a jornada que todos nós enfrentamos.

Essa é nossa verdadeira busca: encontrar e manter a serenidade na tormenta. O caminho pode ser longo e árduo, mas lembre-se, mesmo no meio da tormenta, a calmaria está ao nosso alcance, se estivermos preparados para encontrá-la.

Leia, por fim, a 35ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.