Arley Boullosa, Diretor de Ensino Técnico do Sincor-RJ, se posicionou pela primeira vez sobre a medida da autarquia para 1º de julho
Após a publicação da matéria sobre a imposição da Susep sobre a divulgação de comissões nos contratos de seguros, os corretores cobraram o posicionamento dos sindicatos dos seus respectivos estados diante do tema. Em entrevista exclusiva, Arley Boullosa, Diretor de Ensino Técnico do Sincor-RJ, declarou que o sindicato é contra essa medida.
“O comissionamento em alguns produtos é maior no Brasil que em outros lugares do mundo em função de diversos fatores. Sendo assim, os corretores médios e pequenos irão sofrer mais com a exposição de sua remuneração”, comentou Arley.
Recentemente, os corretores criaram um abaixo-assinado contra a divulgação de comissões referentes à comercialização de seguro. A norma da Susep obriga corretores de seguros informarem o montante da remuneração pela intermediação do contrato. Além disso, o texto prevê a divulgação dos respectivos valores de prêmio comercial ou contribuição do contrato a ser celebrado. Sendo assim, antes da aquisição do produto de seguros, o consultor deve informar ao cliente qual será sua remuneração por intermediar a venda.
“Muitos clientes irão nos pressionar ainda mais com a redução do preço. Temos um custo operacional muito alto em função do processo de contratação de apólices de seguros no Brasil ser completamente diferente do que temos lá fora”. – Arley Boullosa

No dia 11 de março, a Susep divulgou em seu site que seria obrigatória a transparência da comissão de corretagem, até então desconhecida pelos consumidores. A autarquia explicou o objetivo da decisão. “Uma relação equilibrada entre o provedor do seguro e o consumidor é fundamental para a construção de um mercado de seguros forte, saudável e competitivo, que atenda de fato ao interesse da sociedade”.
“Isso vai acabar levando a uma maior concentração no mercado de corretagem porque algumas corretores terão que buscar parcerias para manterem seus negócios de pé”, completa Boullosa.
Sincor-RJ
Por fim, você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.
Leia a quinta edição da revista: