02/12/2020

Corretores criam abaixo-assinado contra Solange Vieira

Corretores criam abaixo-assinado contra Solange Vieira

Corretores de seguros criaram um abaixo-assinado a fim de pedir a exoneração da superintendente da Susep, Solange Vieira. Além disso, o texto expõe a insatisfação dos profissionais diante da MP 905/2019. Uma audiência pública para debater a medida está marcada para a próxima terça-feira, dia 11.

O clima entre a superintendente e a categoria nunca foi um dos melhores. A relação piorou quando, em entrevista ao Valor Econômico divulgada na última quinta-feira, 6, Solange criticou o modelo de distribuição do mercado de seguros. Segundo ela, “o mercado é muito concentrado e usa poucas ferramentas de inovação”.

O conteúdo, que, até o momento desta reportagem, tem mais de 400 assinaturas, é encabeçado pela corretora Sheyla Marcia Gonçalves. A profissional de Niterói (RJ) é bastante conhecida na categoria. Em 2019, Sheyla foi acionada na Justiça por um sindicato que representa as empresas de proteção veicular. Isso ocorreu após a profissional encaminhar uma carta ao Club Regatas Vasco da Gama, manifestando seu repúdio ao fato de o clube carioca ter aceitado patrocínio de uma associação de proteção veicular.

Leia também:

MP 905/2019: Fenacor convoca corretores para audiência pública

Do mesmo modo, o texto critica a MP 905/2019, que, entre outras coisas, desregulamenta a profissão do corretor de seguros. De acordo com o conteúdo, as corretoras de seguros estão tendo prejuízos com a a medida.

Confira o texto completo:

“Nós, PROFISSIONAIS CORRETORES DE SEGUROS DEVIDAMENTE REGISTRADOS NA SUSEP, BEM COMO AQUELES QUE TERMINARAM SEUS CURSOS E NÃO CONSEGUEM OBTER SEUS REGISTROS E EMPRESAS CORRETORAS DE SEGUROS QUE ESTÃO TENDO PREJUÍZOS COM A MP 905/19, NÃO PRECISAMOS DE ECONOMISTA. CÁLCULOS E PROJEÇÕES JÁ FAZEMOS DESDE OS TEMPOS QUE SEGUROS ERAM CALCULADOS MANUALMENTE.
NÓS, PROFISSIONAIS CORRETORES DE SEGUROS PRECISAMOS DE UM SUPERINTENDENTE QUE ENTENDA DE SEGUROS E MERCADO DE SEGUROS.
#FORA_SOLANGE”

Solange Vieira

Por: Sergio Vitor

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

2 thoughts on “Corretores criam abaixo-assinado contra Solange Vieira

  1. o que posso afirmar com tal protesto e com os prejuízos que a MP vem causando, principalmente aqueles que terminaram seus cursos e corretoras PJ que já tinham processos de registro dentro da Susep é que, simplesmente, a Susep, após a assinatura da MP e sua publicação, sem qualquer sensibilidade profissional, cancelou todos esses processos e devolveu aos interessados. São corretores PF que não conseguem se cadastrar nas seguradoras e são PJ’s que estão tendo que refazer seus processos todos novamente e com novas exigências pelo Ibracor, que, realmente causa transtornos, como tb, não conseguem formalizar seus cadastros e sequer terem seus cadastros liberados pelas seguradoras. Os PF’s não conseguem cadastros nas seguradoras para iniciar suas atividades. Os PJ’s continuam pagando seus impostos, tiveram gastos para abertura de empresas e seguem sem produção, por tais motivos, até que tudo seja normalizado. O papel da Susep já que tais processos são anteriores a MP seria: dar continuidade nos mesmos, até por uma questão de ética e recusar qualquer outro após a assinatura da MP e sua publicação. Mas, esse cuidado, não tiveram. Isso só demonstra o desrespeito com a categoria. Uma batida de ombros em profissionais que pagam seus impostos regularmente e cumprem seu papel com responsabilidade. Além do que, seguros não se contrata como se vc comprasse um chip de uma operadora em qualquer esquina. Seguro é algo complexo e exige especialização e principalmente habilitação. Exigimos respeito para com nossa profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *