26/11/2020
Com seguro simples e desburocratizado, Sompo cresceu 19% na carteira de Auto em 2019

Com seguro simples e desburocratizado, Sompo cresceu 19% na carteira de Auto em 2019

Sompo cresceu 19,2% em Seguro Auto; executivo destacou a participação dos corretores nesse avanço

A Sompo Seguros, uma das principais seguradoras do país, obteve um crescimento exponencial na carteira de Auto em 2019. Diretor de Automóvel da Sompo Seguros, Rogério Santos assumiu a responsabilidade de potencializar as vendas na companhia. Era, então, necessário reformular o Seguro Auto, apresentando novas fórmulas de vendas aos consumidores e uma nova experiência ao consumidor.

Com isso, o novo Sompo Auto nasceu após diversos estudos de mercado, consultando, inclusive, corretores de seguros, o maior parceiro de vendas da seguradora. Em entrevista exclusiva à SND, Rogério apontou os intermediários de seguros como primordiais nesse crescimento.

Seguro Nova Digital – No seu ponto de vista, quais foram os motivos do crescimento da companhia na carteira de Auto?

Rogério Santos – Assumi a diretoria de Automóvel na Sompo Seguros no segundo semestre de  2018, com a missão de traçar estratégias visando a evolução da carteira, garantindo a subscrição adequada de risco, a rentabilidade e o crescimento sustentável. Para isso, existiram investimentos relevantes em tecnologia e também em capital humano. Contratamos profissionais reconhecidos no segmento pelo know how de atuação nessa carteira e fizemos estudos de mercado, sobretudo junto aos parceiros corretores de seguros, para identificarmos tendências.

SND – Quais foram os processos para reformular a carteira de auto da companhia?

RS – Para o lançamento do novo Sompo Auto, por exemplo, avaliamos ferramentas como apólices simplificadas, processos digitais etc. Afinal, lançamos o produto para atender a uma demanda de mercado. Foi feita uma série de estudos e muita pesquisa até que chegássemos ao modelo final. Além disso, como minha origem é comercial, tenho muito relacionamento com corretores de seguros que atuam há anos e conhecem profundamente as demandas dos segurados no segmento Automóvel.

As conversas com esses profissionais foram essenciais para que tivéssemos subsídio para implementar muitas

Rogério Santos, diretor de Automóvel da Sompo
Rogério Santos, diretor de Automóvel da Sompo: “Lançamos o produto para atender a uma demanda do mercado”

das vantagens que o segurado encontra no produto.  Por exemplo: entre as possibilidades existentes, o segurado pode contratar o seguro na modalidade Auto Mensal, que traz novidades interessantes, como a renovação automática e a quitação integral da apólice a partir da primeira renovação.

Por meio dessa comodidade, caso o segurado pague a primeira parcela da nova vigência, ele tem direito à quitação da apólice em caso de sinistro. Em outras palavras, o segurado é indenizado por conta de seu sinistro, em caso de perda total, e a Sompo dá a quitação da apólice sem cobrar parcelas adicionais. É uma comodidade a mais para o segurado e um bom argumento de vendas para o corretor de seguros.

Outro ponto é que a tecnologia implementada torna o processo de cotação bem mais rápido para o corretor de seguros. Antes eram necessários mais de 50 “cliques” para concluir o processo de cotação. Hoje o corretor efetua sua cotação na maioria dos casos com o preenchimento de apenas 08 campos.

SND – Vocês buscaram facilitar os processos de contratação e de indenização do sinistro?

RS – Outro ponto interessante e que agrega valor à experiência do cliente e relacionamento com o corretor de seguros são os recursos para facilitar processos. Uma novidade recente é que as vistorias de sinistro de baixa complexidade podem ser feitas pelo próprio segurado ou seu corretor. Primeiro o corretor ou o segurado efetua a abertura de sinistro, que pode ser pela central de atendimento ou portais do Corretor ou Segurado. Em seguida, a Sompo envia um SMS para o celular indicado no Aviso de Sinistro, com link que direciona para uma página com as orientações necessárias para o envio das fotos e orçamentos do sinistro. Após o recebimento da documentação necessária, a Sompo efetua a análise para conclusão e liquidação do sinistro em até 48 horas.

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

SND – Qual foi o papel do corretor nesse avanço?

RS – O ano de 2019 foi um ano de grandes realizações. Lançamos o novo Sompo Auto, que foi um grande projeto da companhia. Não poderíamos lançar o produto sem apresentá-lo aos corretores de seguros, que foram os grandes parceiros em todo o processo de construção. Com isso, fomos a campo e rodamos o Brasil para estarmos pessoalmente levando essa novidade aos nossos parceiros.

O mercado entendeu o conceito, o valor agregado e todos os diferenciais, além do potencial do produto para geração de negócios. Sob a consultoria e indicação dos corretores de seguros, os segurados também compreenderam as vantagens e passaram a contratar o produto. Como resultado, alcançamos um crescimento de 19,2% em 2019. A companhia totalizou R$ 963 milhões em Prêmios Emitidos no segmento Automóvel no ano passado contra R$ 808 milhões em 2018. Nossa meta agora é atingir outros 14% de crescimento em 2020.

SND – O debate sobre seguro auto intermitente veio à tona recentemente. Como você enxerga esse tipo de seguro?

RS – O comportamento de consumo muda com o passar do tempo e com as transformações da sociedade. As novas tecnologias, a relação das pessoas com a propriedade e uso de veículos etc. também estão mudando. Como em outros segmentos, o seguro Automóvel atende à uma necessidade de cobertura que está relacionada ao comportamento de uso do veículo pelo segurado.

Da mesma forma, o mercado de seguros está atento a possíveis alternativas de cobertura ou formatos de produto que possam ser implementados e que estejam alinhados aos novos padrões de comportamento. O seguro intermitente é uma dessas alternativas que já é debatida pelo segmento. A Sompo acompanha de perto e participa ativamente do debate nas comissões que acontecem nas entidades do segmento. Temos nosso premiado time de inovação trabalhando ativamente neste processo visando na evolução para proporcionarmos a melhor experiencia a corretores e segurados nesta modalidade.

SND – Embora o crescimento seja exponencial, você acredita que ainda há muito a ser trabalhado? Este ano vem novidade na seguradora?

RS – Nossa intenção é galgar algumas posições no ranking ano a ano, desenvolvendo uma estabilidade na carteira e aumentamos cada vez mais nossa relação comercial com os corretores de seguros, a exemplo do que já fizemos em outros produtos, já que a Sompo é líder no segmento de Transportes, está entre as três maiores no segmento de Máquinas & Equipamentos, além de também ser destaque em outros produtos. Com isso, as novidades não pararam no lançamento do Sompo Auto.

“Lançamos uma série de serviços

para que os corretores possam dinamizar

seus negócios”

Recentemente simplificamos ainda mais o processo de emissão do Sompo Auto. Com isso, o corretor de seguros ganha mais tempo e agilidade na emissão de apólices. Também ampliamos os serviços de Assistência 24 Horas, Danos a Vidros e Carro Reserva, que agora são comercializados por pacotes em três categorias de planos: Essencial, Superior e Premium. Os novos planos contam com serviços ajustados e que se adequam à necessidade de cada segurado, o que garante mais tranquilidade, segurança e conforto.

SND – O que você poderia dizer ao corretor que ainda não oferta a carteira de auto da Sompo?

Tenho um relacionamento muito próximo aos corretores de seguros e, mesmo depois de tantos anos de profissão, continuo tendo a oportunidade de conhecer mais e mais profissionais. Para aqueles que ainda não trabalham com o Sompo Auto só posso deixar a recomendação para que avaliem nosso produto. Ele é um seguro simples, com ofertas customizadas por perfil de cliente e totalmente desburocratizado em sua contratação. Com todas as novidades que implementamos, esse é um produto que pode ser adequado a diferentes perfis de clientes, o que abre bastante o leque de contratação.  Vale a pena conversar com os especialistas da Sompo. Eles estão à disposição para apresentar a solução para nossos parceiros corretores de seguros.

SND – Outras considerações que julgar necessárias.

RS – A carteira Automóvel é dinâmica por vários motivos. Primeiro porque, historicamente, detém os produtos mais conhecidos do consumidor final e, por isso, está entre as mais demandadas. Segundo, porque novos perfis e necessidades de coberturas são agregadas a essa carteira a cada nova geração entrante no mercado de consumo. Além disso, há também o impacto de todas as novas tecnologias, motivo pelo qual efetuamos o acompanhamento constante para nos antecipar às tendências e buscar oferecer serviços que façam com que a Sompo seja reconhecida como a seguradora de vanguarda e que oferece os produtos com mais tecnologia e qualidade aos nossos parceiros corretores e segurados.

Por: Sergio Vitor

 

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