Por: Emir Zanatto, CEO da TEx
O crescimento do mercado de seguros vem sendo observado desde 2021. Com base no levantamento feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de seguros teve um crescimento de 11,8%, quando comparamos 2021 com o ano anterior, sendo arrecadados R$ 306,21 bilhões.
Recentemente a subsidiária da Sompo no Brasil, uma empresa que existe desde 1943, celebrou um acordo definitivo com a HDI Seguros, que compra as carteiras de Automóvel, Vida, Empresarial e Residencial.
E olha, não faz muito tempo, a Allianz comprou as operações de seguros Auto e de outros ramos elementares da SulAmérica.
Esse é um movimento que já vemos há uns anos também entre as Corretoras. Desde operações para a compra do “balcão” de uma Corretora, como também a aquisição total, envolvendo a carteira e os colaboradores, para assim, permitir a permanência do maior volume de negócios.
Temos Clientes que se especializaram nisso e construíram uma rampa de crescimento nacional com um método para aquisição de novas Corretoras em regiões estratégicas.
Isso nos mostra que o mercado está extremamente aquecido para aqueles que sabem para onde estão indo e o que precisam para alcançar.
Atualmente o mercado é extremamente pulverizado e acredito que não será assim por muito mais tempo. É um comportamento natural de expansão. As Corretoras que passam por esse processo tem, entre outros, dois marcadores relevantes:
– Não são carteiras que dependem do “dono” para serem renovadas;
– Possuem uma ferramenta de gestão e tem todos os itens nela, efetivamente.
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Isso faz com que o investimento seja palpável. Permitindo assim que a carteira seja avaliada e no caso de aquisição, seja renovada. Se ela tem uma dependência de uma pessoa, dificilmente isso acontecerá quando ela for absorvida por outra corretora.
A tecnologia tem sido responsável também nessa evolução. Afinal, colocar um prego na parede sem uma ferramenta adequada, por mais simples que seja essa tarefa, será desgastante e não terá um bom resultado. Porém com a ferramenta certa, a tarefa se torna rápida e te permite focar no real motivo de ter colocado esse prego.
Embora tenha existido um tempo em que se falava que a tecnologia substituiria o Corretor, isso não passa de uma grande bobagem. Ela é, sim, a melhor ferramenta para aqueles que querem crescer e expandir as oportunidades, mas precisamos, cada vez mais, do corretor nesta etapa.
Leia, por fim, a 24ª edição da revista: