Susep avança com o SRO aprimorando a consulta às apólices do Seguro Garantia

Susep avança com o SRO aprimorando a consulta às apólices do Seguro Garantia

Mais de 8.000 buscas mensais realizadas por segurados e tomadores do produto agora contam com informações mais completas disponibilizadas pelas companhias supervisionadas

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou na última segunda-feira, 27 de fevereiro, uma nova versão da consulta às apólices do Seguro Garantia. O serviço, que recebe cerca de 8.000 acessos por mês, passa a disponibilizar informações de apólices registradas no Sistema de Registro de Operações (SRO).  

Com a nova consulta, segurado e tomador do seguro receberão informações mais completas sobre suas apólices como prêmio, vigência, objeto segurado e coberturas. Após período de testes, serão também descontinuadas as obrigações de registro do Seguro Garantia de que tratam a Resolução CNSP nº 143/05 e a Circular Susep nº 326/06, concentrando as informações somente no SRO.

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O SRO é um projeto de modernização do envio de dados à SUSEP pelo mercado supervisionado através das empresas cadastradas como registradoras de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros. O sistema já recebe registros das operações de seguros e abrangerá as operações de previdência complementar aberta, capitalização e resseguros até o fim de 2023. Consta do plano de serviços do SRO estender as consultas de apólices a outros produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização e resseguros através do portal gov.br, permitindo ao consumidor identificar todas as suas apólices, bilhetes e certificados.  

Hugo Mentzingen, gerente da implantação do SRO, explica que o Sistema contribui com a implementação do Open Insurance, que prevê o compartilhamento de dados dos clientes entre sociedades seguradoras, Insurtechs e demais supervisionadas pela Susep por meio de APIs. “Todo esse trabalho visa a aprimorar e automatizar mecanismos de supervisão, ampliar a concorrência entre empresas e trazer maior transparência para o consumidor”, aponta.

Leia, por fim, a 30ª edição da revista:






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