Por conta da pandemia, Susep flexibiliza prazos para companhias do mercado

Por conta da pandemia, Susep flexibiliza prazos para companhias do mercado

Atentas ao aumento de casos do COVID-19 no Brasil, as seguradoras vêm desenvolvendo soluções para ajudar corretores de seguros. Uma delas é a vistoria remota, que facilita o atendimento aos segurados e já está sendo disponibilizada por companhias como SulAmérica, Porto Seguro, HDI Seguros, Tokio Marine e Sompo seguros.

Ao mesmo tempo, insurtechs também investem em alternativas para minimizar o impacto da pandemia no mercado automotivo e segurador. É o caso, por exemplo, da Planetun, que decidiu liberar gratuitamente seus aplicativos web que permitem a vistoria ou inspeção remota para as empresas que ainda não possuem esta tecnologia, durante 30 dias.

Entre as seguradoras, a SulAmérica foi uma das que preparou uma série de iniciativas direcionadas aos segurados de Automóvel e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio) e, claro, para apoiar os seus parceiros de negócios. Uma das principais medidas é o incentivo ao uso da Vistoria Fácil, serviço em que o próprio cliente executa a vistoria do veículo que estiver com pequenos danos, com apoio remoto da seguradora e de seus parceiros. No momento da abertura de aviso de sinistro, a companhia já oferece essa possibilidade.

A vistoria prévia também passa a ser digital neste momento. Por meio de parceiros, a SulAmérica disponibiliza plataformas para que os clientes que desejam contratar, renovar ou realizar endosso na apólice e precisem realizar vistoria. O procedimento é feito pelo próprio cliente por meio do envio de fotos, transmitidas online para a companhia.

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Já a Porto Seguro incentiva o uso do aplicativo Porto Seguro Auto e o próprio WhatsApp da empresa para comunicação. Assim, agora, os clientes com vistorias já agendadas contam com atendimento disponível pelo aplicativo da Vistoria Prévia. Com isso, corretores e os seus clientes não perdem as datas já agendadas e ganham ainda mais agilidade no retorno. Além de seguro, o aplicativo traz simplicidade na usabilidade do usuário.

Outra seguradora que está apostando no modelo remoto para a realização de vistorias é a HDI. Todos os processos de regulação de sinistros da companhia passaram a ser por vistorias digitais, com os times dos Bate-Prontos interagindo de forma online com segurados, e as oficinas realizando orçamentos e aprovações de reparos de forma virtual, com a mesma agilidade e qualidade característica da seguradora.

Uma das medidas adotadas pela Tokio Marine foi ampliar os recursos digitais que permitem a realização de inspeções remotas e vistorias on-line em caso de sinistros. O processo é feito de forma remota por meio de uma chamada de vídeo agendada previamente pelo WhatsApp, Facetime ou Skype entre o Cliente e o Inspetor. Após esse processo, basta que o inspetor insira as fotos enviadas pelo Segurado e os laudos no sistema da Tokio Marine. Essa flexibilidade e a possibilidade de customização do atendimento permitem que o Corretor se molde ao cenário e às restrições de cada região.

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Na Sompo, desde o 24 de março, a vistoria prévia vem sendo feita pelo sistema mobile Auto Vistoria. Assim, o corretor efetua o agendamento no Portal do Corretor e o proponente receberá pelo celular informado previamente em seu cadastro um SMS com link para realização da Auto Vistoria Prévia, com as devidas orientações necessárias para este processo. A análise da vistoria prévia e a emissão continuam inalterados.

No caso da Planetun, com a solução da insurtech é possível que o usuário realize a vistoria ou inspeção do seu bem, automóvel ou residência, de forma remota, com poucos cliques no celular. O cliente recebe um link que dá acesso a um aplicativo web e, seguindo as instruções da ferramenta, envia as fotos necessárias para o processo diretamente para a avaliação da seguradora. Desta forma, elimina-se o deslocamento e contato físico, o que contribui para a não disseminação do vírus.

Para os automóveis, a insurtech vai disponibilizar os aplicativos de vistoria prévia; auto sinistro (segurado faz às fotos); sinistro oficina (oficina faz as fotos); constatação de danos; e vistoria de qualidade. Para residências, as soluções de inspeção residencial e sinistro residencial (quebra de vidros, roubo / furto e danos elétricos) estarão liberadas. Os idosos, que são o maior grupo de risco em relação a doença, também vão poder se beneficiar utilizando o app de prova de vida de forma gratuita.

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