22/09/2020
Por conta da pandemia, Susep flexibiliza prazos para companhias do mercado

Por conta da pandemia, Susep flexibiliza prazos para companhias do mercado

Atentas ao aumento de casos do COVID-19 no Brasil, as seguradoras vêm desenvolvendo soluções para ajudar corretores de seguros. Uma delas é a vistoria remota, que facilita o atendimento aos segurados e já está sendo disponibilizada por companhias como SulAmérica, Porto Seguro, HDI Seguros, Tokio Marine e Sompo seguros.

Ao mesmo tempo, insurtechs também investem em alternativas para minimizar o impacto da pandemia no mercado automotivo e segurador. É o caso, por exemplo, da Planetun, que decidiu liberar gratuitamente seus aplicativos web que permitem a vistoria ou inspeção remota para as empresas que ainda não possuem esta tecnologia, durante 30 dias.

Entre as seguradoras, a SulAmérica foi uma das que preparou uma série de iniciativas direcionadas aos segurados de Automóvel e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio) e, claro, para apoiar os seus parceiros de negócios. Uma das principais medidas é o incentivo ao uso da Vistoria Fácil, serviço em que o próprio cliente executa a vistoria do veículo que estiver com pequenos danos, com apoio remoto da seguradora e de seus parceiros. No momento da abertura de aviso de sinistro, a companhia já oferece essa possibilidade.

A vistoria prévia também passa a ser digital neste momento. Por meio de parceiros, a SulAmérica disponibiliza plataformas para que os clientes que desejam contratar, renovar ou realizar endosso na apólice e precisem realizar vistoria. O procedimento é feito pelo próprio cliente por meio do envio de fotos, transmitidas online para a companhia.

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Já a Porto Seguro incentiva o uso do aplicativo Porto Seguro Auto e o próprio WhatsApp da empresa para comunicação. Assim, agora, os clientes com vistorias já agendadas contam com atendimento disponível pelo aplicativo da Vistoria Prévia. Com isso, corretores e os seus clientes não perdem as datas já agendadas e ganham ainda mais agilidade no retorno. Além de seguro, o aplicativo traz simplicidade na usabilidade do usuário.

Outra seguradora que está apostando no modelo remoto para a realização de vistorias é a HDI. Todos os processos de regulação de sinistros da companhia passaram a ser por vistorias digitais, com os times dos Bate-Prontos interagindo de forma online com segurados, e as oficinas realizando orçamentos e aprovações de reparos de forma virtual, com a mesma agilidade e qualidade característica da seguradora.

Uma das medidas adotadas pela Tokio Marine foi ampliar os recursos digitais que permitem a realização de inspeções remotas e vistorias on-line em caso de sinistros. O processo é feito de forma remota por meio de uma chamada de vídeo agendada previamente pelo WhatsApp, Facetime ou Skype entre o Cliente e o Inspetor. Após esse processo, basta que o inspetor insira as fotos enviadas pelo Segurado e os laudos no sistema da Tokio Marine. Essa flexibilidade e a possibilidade de customização do atendimento permitem que o Corretor se molde ao cenário e às restrições de cada região.

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Na Sompo, desde o 24 de março, a vistoria prévia vem sendo feita pelo sistema mobile Auto Vistoria. Assim, o corretor efetua o agendamento no Portal do Corretor e o proponente receberá pelo celular informado previamente em seu cadastro um SMS com link para realização da Auto Vistoria Prévia, com as devidas orientações necessárias para este processo. A análise da vistoria prévia e a emissão continuam inalterados.

No caso da Planetun, com a solução da insurtech é possível que o usuário realize a vistoria ou inspeção do seu bem, automóvel ou residência, de forma remota, com poucos cliques no celular. O cliente recebe um link que dá acesso a um aplicativo web e, seguindo as instruções da ferramenta, envia as fotos necessárias para o processo diretamente para a avaliação da seguradora. Desta forma, elimina-se o deslocamento e contato físico, o que contribui para a não disseminação do vírus.

Para os automóveis, a insurtech vai disponibilizar os aplicativos de vistoria prévia; auto sinistro (segurado faz às fotos); sinistro oficina (oficina faz as fotos); constatação de danos; e vistoria de qualidade. Para residências, as soluções de inspeção residencial e sinistro residencial (quebra de vidros, roubo / furto e danos elétricos) estarão liberadas. Os idosos, que são o maior grupo de risco em relação a doença, também vão poder se beneficiar utilizando o app de prova de vida de forma gratuita.

Por fim, você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

One thought on “Por conta da pandemia, Susep flexibiliza prazos para companhias do mercado

  1. Na primeira fase da pandemia até concordo , mas agora já não é mais viável essa estratégia de auto-vistoria: o prejuízo vai ser enorme ; imagina quantos iram enganar as seguradoras, quantos carros clonados, batidos , todos fotografados com as placas do carro original, fora outras formas de burlar que já apareceram nesse pequeno tempo e teste , VISTORIA PREVIA tem que ser vistoriador contratado .
    Imagina vc mesmo fazer sua vistoria do Detran kkkk a fraude é Eminente, mesma coisa a VISTORIA PREVIA SEGUROS.

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