Susep critica distribuição do mercado de seguros

Susep critica distribuição do mercado de seguros

Em entrevista ao Valor Econômico, a Superintendente da Susep, Solange Vieira, defendeu medidas para aumentar a concorrência e o uso de tecnologia no setor de seguros. Segundo a superintendente, o mercado é concentrado e usa poucas ferramentas de inovação e, desse modo, atrapalha o aumento da sua popularidade no país.

Fonte: Valor Econômico

“Gostaríamos que as plataformas das diversas seguradoras pudessem ser facilmente comparadas pelo consumidor. Além disso, a concorrência de preço deve ser mais efetiva”, disse a superintendente ao portal.

Em 2019, o setor de seguros apresentou um crescimento de 6,91%, com uma receita de R$ 272,2 bilhões. Grande parte desse aumento ocorreu devido à reforma da previdência social, que culminou na demanda maior de planos de previdência privada. Entretanto, Solange analisa que o crescimento pode ser muito maior. Ela considera que o setor é concentrado porque a proporção entre o número de seguradora do país e a quantidade de habitantes é de 1,758 milhão. No Chile, por exemplo, essa relação é de pouco mais de 265 mil. Enquanto isso nos EUA é de 78 mil.

Leia também:

Corretores comentam sobre a venda de seguros em lotéricas

A economista ressalta a importância da apólice eletrônica nesse processo. O projeto de implementação ocorria há 10 anos na Susep. Depois que assumiu em março, Solange arquitetou uma consulta pública que foi levada a mercado. Agora, a expectativa é de que seja implementada, de maneira voluntária, neste mês, com início voluntário em março.

“A princípio, a implementação de uma base tecnológica é cara”, informou Solange ao Valor. “Por isso”, continua, “acho tão importante incentivar a concorrência, criar o mecanismo de sandbox e segmentação para que novas empresas surjam no mercado”.

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.