Susep critica distribuição do mercado de seguros

Susep critica distribuição do mercado de seguros

Em entrevista ao Valor Econômico, a Superintendente da Susep, Solange Vieira, defendeu medidas para aumentar a concorrência e o uso de tecnologia no setor de seguros. Segundo a superintendente, o mercado é concentrado e usa poucas ferramentas de inovação e, desse modo, atrapalha o aumento da sua popularidade no país.

Fonte: Valor Econômico

“Gostaríamos que as plataformas das diversas seguradoras pudessem ser facilmente comparadas pelo consumidor. Além disso, a concorrência de preço deve ser mais efetiva”, disse a superintendente ao portal.

Em 2019, o setor de seguros apresentou um crescimento de 6,91%, com uma receita de R$ 272,2 bilhões. Grande parte desse aumento ocorreu devido à reforma da previdência social, que culminou na demanda maior de planos de previdência privada. Entretanto, Solange analisa que o crescimento pode ser muito maior. Ela considera que o setor é concentrado porque a proporção entre o número de seguradora do país e a quantidade de habitantes é de 1,758 milhão. No Chile, por exemplo, essa relação é de pouco mais de 265 mil. Enquanto isso nos EUA é de 78 mil.

Leia também:

Corretores comentam sobre a venda de seguros em lotéricas

A economista ressalta a importância da apólice eletrônica nesse processo. O projeto de implementação ocorria há 10 anos na Susep. Depois que assumiu em março, Solange arquitetou uma consulta pública que foi levada a mercado. Agora, a expectativa é de que seja implementada, de maneira voluntária, neste mês, com início voluntário em março.

“A princípio, a implementação de uma base tecnológica é cara”, informou Solange ao Valor. “Por isso”, continua, “acho tão importante incentivar a concorrência, criar o mecanismo de sandbox e segmentação para que novas empresas surjam no mercado”.

Você pode debater sobre este e outros assuntos no grupo de WhatsApp da Seguro Nova Digital exclusivo para profissionais de seguros. Faça parte clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top