“Nossa missão é usar tecnologia e dados para revolucionar o mercado”, diz Emir Zanatto

“Nossa missão é usar tecnologia e dados para revolucionar o mercado”, diz Emir Zanatto

Head de Seguros Serasa Consumidor apresentou o painel “Protegendo o Futuro”, na 20ª edição do CONEC

A TEx a part of Serasa Experian apresentou suas soluções digitais durante o CONEC, evento que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, em São Paulo. Com o tema “Protegendo o Futuro”, a trilha foi conduzida por Emir Zanatto, head de Seguros Serasa Consumidor.

O mercado de seguros e tecnologia no Brasil vive um momento de movimentação. As recentes mudanças na condução da TEx e a sinergia com a Serasa Experian ilustram essa dinâmica. A  integração estratégica de dados promete redefinir o futuro das empresas, além de mudar a maneira de como o mercado utiliza essas informações para o crescimento.

“A união entre Serasa Experian e TEx não é apenas uma aquisição, mas um passo estratégico para impulsionar e criar novas possibilidades no mercado de seguros. Ambas as empresas compreendem profundamente os desafios e as oportunidades que essa nova fase representa. Nosso principal objetivo é aproximar corretores e seguradoras dos consumidores, oferecendo soluções inovadoras de venda e precificação que tornarão o acesso ao seguro mais fácil e inteligente para todos”, declarou Zanatto.

A TEx entendeu que o futuro do mercado exigia mais do que apenas agilidade. Sob o guarda-chuva da Serasa Experian, a empresa evoluiu sua oferta para se tornar uma plataforma de inteligência de dados. A sinergia com a Serasa permitiu a criação de ferramentas que oferecem informações sobre o mercado, comportamento de consumo e análise preditiva. O foco agora é capacitar os clientes com informações estratégicas para que eles possam tomar decisões mais assertivas.

Durante a apresentação, o executivo falou sobre o passo a passo da união com a Serasa. “Nosso objetivo é usar a tecnologia e os dados para revolucionar o mercado de seguros e, assim, ampliar a proteção para todos os brasileiros. Nessa jornada, o corretor continua sendo o nosso protagonista. Acreditamos firmemente que, ao colocar o corretor no centro do nosso ecossistema, podemos não apenas inovar, mas também fortalecer a sua atuação. O futuro do setor passa por essa colaboração, onde a tecnologia é uma ferramenta para empoderar, e não para substituir, o trabalho essencial do corretor”.

O Mapa de Seguros: uma ferramenta estratégica

Um dos projetos mais relevantes que demonstra essa sinergia é o Mapa de Seguros. Desenvolvido em parceria com a Serasa, essa ferramenta é um divisor de águas no setor. Longe de ser apenas um relatório, o mapa é uma análise detalhada e preditiva, utilizando dados otimizados dentro da plataforma da Serasa Experian.

A ferramenta permite que seguradoras e corretores tenham acesso a informações valiosas, como a penetração de seguros por região, identificando áreas com baixa contratação e alto potencial de crescimento. Além disso, a novidade mostra o perfil do consumidor, compreendendo os hábitos de consumo e as necessidades de diferentes grupos demográficos, bem como os índices de renovação e churn, proporcionando  visões para estratégias de retenção de clientes. 

Por fim, a ferramenta mostra as tendências de mercado, antecipando as mudanças e as oportunidades em diferentes segmentos de seguros.

A capacidade de cruzar dados do mercado de seguros com a robusta base de informações da Serasa sobre o perfil financeiro e de consumo da população brasileira permite a criação de estratégias de marketing e vendas muito mais assertivas. Por exemplo, uma seguradora pode identificar, através do mapa, áreas com grande número de proprietários de veículos novos que ainda não possuem seguro, direcionando campanhas específicas para essa audiência.

A empresa não fornece apenas softwares, mas soluções que permitem aos corretores se transformarem de simples vendedores em consultores de risco. Ao automatizar tarefas operacionais e fornecer dados estratégicos, a TEx libera o tempo do corretor para poder se dedicar a construir relacionamentos, entender as necessidades do cliente e oferecer um serviço verdadeiramente personalizado.

O futuro do mercado de seguros é impulsionado por uma combinação de tecnologia e experiência humana. A união das duas empresas é um exemplo de como a tecnologia pode ser a ferramenta que fortalece o profissional, garantindo que a eficiência e a inteligência de dados caminhem lado a lado, com a confiança e o relacionamento, pilares insubstituíveis do setor.

Além de protagonizar dois painéis no CONEC 2025, a TEx a part of Serasa Experian teve um estande para receber parceiros e corretores interessados no negócio. A programação contou com reuniões, palestras e um espaço que proporcionou um encontro produtivo e ao mesmo tempo descontraído.

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