Acompanhando tendência, produtos por assinatura chegam também ao mercado de seguros

Acompanhando tendência, produtos por assinatura chegam também ao mercado de seguros

Setor deve ganhar novidades em breve nos ramos Patrimonial, Saúde, Auto e Residência

Os clubes de assinatura – modelo de negócio que entrega produtos ou serviços periodicamente mediante um pagamento recorrente – tem crescido em todo país. De acordo com uma pesquisa realizada pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), esse tipo de comércio movimenta anualmente mais de R$ 1 bilhão na economia.

Já estabelecidos com sucesso em diferentes nichos do mercado – de loja de vinhos até petshops – agora é a vez do setor de seguros se beneficiar das vantagens que essa modalidade oferece, aliando comodidade e experiência de compra diferenciada. Atenta a essa tendência, algumas empresas estão desenvolvendo soluções com esse foco.

Uma delas é a PDVBox, insurtech pioneira na distribuição e comercialização digital massificada para o mercado de seguros. “No ano passado nos dedicamos a entender os costumes dos consumidores e estudar quais possibilidades poderíamos aproveitar e seguir dentro do modelo desejado por eles. Vimos que uma grande fatia dos brasileiros não queria mais comprar algo estático, com uma trilha antiga e uma entrega dita como ‘tradicional’”, revela Luís Henrique Forster, CEO da PDVBox.

A partir daí, a empresa passou a desenvolver uma linha de produtos por assinaturas, sempre de acordo com essa dinâmica do mercado, que sinalizava uma busca por uma nova experiência de consumo e um modelo que fosse mais justo, pagando apenas pelo que utilizasse.

Com base nesse cenário, a insurtech deve lançar algumas novidades ainda neste semestre. “Estamos desenvolvendo um produto focado no mercado de saúde, que contará com diversas coberturas de Vida e assistências em parceria com a Rede Mais. Além disso, já estamos em fase de testes de novos produtos nos segmentos de Auto e Residência para os mercados de pessoa física e jurídica”, garantiu.

Segundo Forster, um dos principais motivos desta nova modalidade estar crescendo no mercado de seguros foi o crescente envolvimento das seguradoras, que entenderam a necessidade de se adequar à essa nova realidade. “Um bom exemplo é a Akad Seguros, que é nossa parceira desde o início deste projeto, e trouxe toda equipe atuarial e comercial para dentro da ideia, unindo as áreas e pessoas para conseguirmos tangibilizar esses produtos de uma forma mais harmônica e assertiva”.

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Recentemente, em parceria com a seguradora e com a MarketUP, a PDVBox desenvolveu dois produtos, que inclusive já foram lançados: um Empresarial, que oferece proteção contra danos materiais e perdas financeiras para os setores de comércio e serviços; e um RD Equipamentos, com coberturas para celulares, computadores, tablets, bicicletas, câmeras fotográficas, entre outros.

Apesar de serem lançamentos recentes, o mercado tem se mostrado bastante receptivo com as novidades. “Muitas empresas nos procuraram para saber mais detalhes, o que sinaliza que fazer um plano de assinatura para proteção, pelo tempo que achar necessário, tem se mostrado bastante atraente ao segurado”, avalia o executivo.

Analisando o setor, Forster acredita que este é um novo modelo de negócio em que todos ganham. “Em primeiro lugar, o consumidor, que além de uma melhor experiência, paga somente pelo uso. As seguradoras também ganham, pois podem montar um fluxo operacional mais simples e objetivo, tirando algumas demandas de atendimento da sua rotina”.

Ainda segundo ele, outro segmento que irá se beneficiar será o das empresas que tem grandes canais de distribuição, porque estes poderão criar receitas recorrentes dentro da sua base, conseguindo mensurar cada vez mais os hábitos e costumes de seus consumidores. “Neste momento estamos firmando algumas parcerias que acreditamos ter total sinergia com esta nova realidade, como a SuperDigital, banco digital do Santander; com a Meus Seguros Online, plataforma de distribuição B2C; e com a Matera, empresa de tecnologia com foco em soluções e produtos para bancos, fintechs e empresas que buscam oferecer serviços financeiros”, concluiu.

Leia, por fim, a 32ª edição da revista:


Seguro Nova Digital #32




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