O mercado de seguros tem passado por inovações constantes, o boom das insurtechs é a maior prova disso. Mas o que esperar de novidades e tendências para o ano que se aproxima? Entenda!
Com um crescimento acelerado, muito por consequência da pandemia, os últimos dois anos foram agitados para o mercado segurador, que passou por grandes mudanças. Um dos maiores indicativos dessa mudança é o boom das insurtechs no Brasil, atualmente o país tem 32% da participação no setor em toda a América Latina, com cerca de 129 insurtechs, segundo informações da Latam Insurtech Journey.
As seguradoras estão cada vez mais atentas aos desejos e mudanças de comportamento de seus clientes, que tem dado bastante preferência aos serviços que trazem autonomia, praticidade e rapidez.
Essa transformação fez com que não só houvesse criação de novos produtos nas áreas de seguro de vida e automóveis, por exemplo, como também aprimoramento e reformulação dos que já existiam para suprir as necessidades dos clientes. E, em 2022, esse comportamento deve ser fortalecido ainda mais.
Mas e agora, o ano está no fim, em quais tendências o mercado deve ficar de olho? Entenda!
Será o fim da burocracia?
Sabemos que muitas vezes a contratação de um seguro pode ser burocrática, mas com as mudanças de hábitos de comportamento, as seguradoras precisarão diminuir cada vez mais as burocracias em seus processos para atender a rapidez e facilidade que os consumidores exigem.
Essa adaptação deve ser feita ainda mais urgentemente para seguradoras tradicionais, que ainda utilizam softwares e processos antigos com diversas etapas e sem digitalização, já que as insurtechs estão investindo em uma agilidade cada vez maior do momento de cotação à assinatura.
A praticidade e seus benefícios
Os consumidores, não apenas de seguros, estão cada vez mais exigentes. Tudo acontece de maneira rápida e urgente, e isso torna a praticidade uma tendência fortíssima para o próximo ano. Tudo precisa ser consultado e resolvido de maneira rápida, chega de horas ao telefone e soluções que só podem ser dadas presencialmente.
A tecnologia é uma ótima aliada nessa mudança, trazendo a facilidade do uso de aplicativos para consultar informações de forma fácil, chatbots e whatsapp para atendê-los rapidamente em caso de problemas. 2022 é o ano para quem não se adaptou a essa nova realidade, fazer o máximo para conseguir.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Adaptação ao meio digital
O uso de tecnologias ainda mais modernas se tornará ainda muito presente no dia a dia das seguradoras. A adaptação de sistemas inteligentes, equipes dedicadas às melhorias tecnológicas, desenvolvimento de novos produtos e utilização de bases de dados dedicadas à análise de pessoas físicas e pessoas jurídicas são fortes tendências para 2022.
Uma seguradora que não tem presença digital forte, pode ter dificuldades para atingir seu público alvo. O marketing digital é um dos melhores amigos nesse momento, desde estratégias de anúncios a testes de usabilidade para entender como o cliente está percebendo o site, aplicativo, entre outros.
Inteligência artificial nos processos
Cada dia mais a inteligência artificial torna-se uma realidade nos processos das seguradoras. Seja para ser utilizado internamente para otimizar rotinas e cotações, ou nos próprios produtos. A empresa que já utiliza ou planeja em breve começar a utilizar, já está um passo à frente.
Como no caso da Infocar, que utiliza inteligência artificial em seu aplicativo web, o Infovist. Feito para realizar vistorias veiculares à distância, o produto consegue unir praticidade, desburocratização e tecnologia.
Ao contratar o Infovist, a seguradora precisa se preocupar apenas em estabelecer os ângulos corretos das fotos e enviar o link da vistoria para o cliente. O cliente inicia o processo após fazer o reconhecimento, evitando qualquer tipo de fraude. E pronto! Após a finalização, a empresa tem acesso ao relatório completo em poucos minutos.
A Infocar, inclusive, tem aplicado inteligência artificial e análise de dados não somente ao Infovist, mas em todos os seus produtos envolvendo histórico veicular, precificação, autopreenchimento, e muito mais para aprimorar suas soluções atuais e encontrar insights na criação de novas.
A inteligência artificial ajuda a encurtar processos, pedindo menos informações, mas analisando muito mais dados, em uma velocidade muito maior. Esta, sem dúvida, será uma tendência que aparecerá por muitos anos em todas as previsões.
Leia, por fim, a 20ª edição da revista: