Sergio Marinatto, sócio da corretora, destacou a necessidade de disseminar a cultura de seguros no país e o impacto positivo da tecnologia
Em live promovida pela TEx (@textecnologia), Omar Ajame, CEO e fundador da insurtech, recebeu Sergio Marinatto, sócio fundador e diretor comercial da RBM Seguros (@rbmseguros). Durante o bate papo, realizado na última quinta-feira (15), os executivos comentaram sobre a importância social e econômica do seguro para sociedade, os desafios e oportunidades dos corretores e a relevância da tecnologia para o setor. A live pode ser conferida na íntegra no perfil oficial da TEx (@textecnologia).
Sergio Marinatto iniciou a live comentando sobre a história da RBM Seguros, que é fruto de uma fusão entre Marinattos Corretora e Rio Brokers, e aspectos que levaram a empresa a se destacar no mercado.
“Éramos sócios do grupo Aliança Rio, pioneiro no grupo de corretoras, e em um determinado momento, após 16 anos de sucesso, notamos que havia uma sinergia interessante entre nós (Marinattos Corretora e Rio Brokers) justamente pela expertise de cada um em determinados segmentos. A partir daí nos juntamos o que cada um dia de melhor. Conseguimos construir uma corretora bem interessante”, revela Sergio.
A RBM Seguros conta com uma matriz na cidade do Rio de Janeiro e uma filial na capital paulista, e atua em três blocos. Varejo, representando 40% dos negócios da empresa, além da área corporativa, para todos os ramos voltados para empresas e pessoas jurídicas; e Vida, Saúde, Previdência e Odonto, que representam juntas 60% dos negócios da companhia.
Para Omar Ajame, a RBM Seguros é uma das corretoras de destaque no cenário nacional, com conhecimento profundo nos processos de negócios de seguros. “Trabalhamos há oito anos com vocês e podemos dizer que é uma corretora que está sempre se reinventando e se modernizando. Além de estar sempre em busca de novas linhas de negócios e contar com uma das mais bem treinadas equipes do mercado“.
Em relação à crise, o executivo da RBM Seguros destaca que é preciso analisar e pensar como contorna-la e não ficar reclamando. “Nós temos uma visão de que é preciso focar a sua energia em soluções e o que pode ser feito para trazer benefício aos negócios“, destacou Sergio.
O sócio e diretor comercial da RBM Seguros ainda revelou que ter caixa e estar preparado financeiramente é sempre importante, seja na crise ou na oportunidade, mas na crise é preciso mudar a estratégia.
“Nosso negócio de varejo é muito forte e esse segmento sofreu muito, principalmente o setor automotivo. Nossa receita de seguro auto caiu 12% em média durante a pandemia. A solução foi focar em outro ramo, principalmente em seguro de risco, saúde, dental e de vida. Só em setembro tivemos 5% de aumento no faturamento“.
Sergio também destacou a necessidade de disseminar a importância social e econômico do seguro para a sociedade. “Nosso mercado, infelizmente, não divulga a importância social e econômica que a atividade de seguro tem. Quantas empresas não quebraram porque contam com seguro bem realizado, quantas famílias não sofreram economicamente porque contam com seguro de vida de seu provedor“, ressaltou o executivo.
TELEPORT e RBM Seguros
Antes do TELEPORT, a empresa realizava 500 cotações de auto por mês e atualmente são mais de duas mil cotações por mês. “Tínhamos na equipe dois calculistas que processavam as cotações das 9h às 20h. E quando conhecemos a TEx foi extremamente importante para o nosso crescimento. Tornamos os dois calculistas em profissionais da equipe comercial e atualmente vendemos mais de dois mil itens por mês“, ressaltou Sergio Marinatto, que destacou ainda que “conhecemos todos as soluções do mercado, mas estamos muito satisfeitos com o trabalho que a TEx nos entrega. E isso faz toda diferença no nosso trabalho“.
Ao final, Omar Ajame destacou a parceria da RBM Seguros para TEx. “Temos orgulho em dizer que a RBM Seguros ajudou e continua ajudando a gente a evoluir nosso sistema TELEPORT”.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
Leia, por fim, a 11ª edição da revista: