Executivos do setor compartilharam informações relevantes para corretores que buscam ampliar conversão de vendas por meio de parcerias e programas de indicação
Em bate papo descontraído, Emir Zanatto – Sócio e COO da TEx, e Felipe Ceitlin – Head Comercial da TEx receberam Maria Luiza Mello, sócia e gestora da Engarde Corretora e Ombrello Seguros, que trouxe toda sua expertise em gestão e vendas para corretores de seguros, bem como ressaltou a importância de parcerias e programas de indicação para alavancar os negócios.
Para Maria Luiza Mello, contar com um programa de indicação é importante para manter a carteira de clientes ativa e em constante crescimento. “Todas as formas de marketing têm seus méritos, são genuínas, mas a indicação já traz o lead mais aquecido, porque está confiando na indicação de um amigo e/ou conhecido” explicou Maria Luiza
A executiva ainda ressaltou que iniciar um programa de indicação não é complicado e é o primeiro passo para desenvolver ações diferenciadas a médio prazo “É possível fazer de uma forma embrionária, mais básica. Como por exemplo, um programa de indicação no final de uma venda, na qual você pede a indicação de três pessoas. Pode ser via formulário gratuito. O próximo passo é criar novas ações, como programa de recompensas para o cliente que indicou, fazendo com que o cliente fique mais engajado”, revelou a executiva.
Outros pontos levantados por Maria Luiza na live são fundamentais para o sucesso do programa de indicação. “Um fato preponderante é criar o habito de pedir indicação, estar enraizado na corretora. Outra questão essencial é o planejamento e implementar processos, justamente, para não dar um tiro no pé. Não fazer com que a recompensa seja maior do que a sua receita, por exemplo“.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
A sócia e gestora da Engrade Corretora e Ombrello Seguros, lembrou de experiências que não foram positivas ao implementar um programa de indicação em sua empresa. “O digital não era muito presente naquela época e a ação online de compre e indique que implementamos não surtiu o resultado que gostaríamos. Estávamos usando no momento errado, acabamos por descontinuar e começamos a ter outras oportunidades“.
Indagada sobre qual o momento ideal para pedir a indicação a um cliente, Maria Luiza comentou que é preciso ser bem estratégico e atuar em momentos decisivos. “O momento ideal é quando você surpreendeu o cliente. Muitas vezes o momento é no fechamento da venda, pois você trouxe a solução para o cliente. Às vezes é quando você ajudou o cliente em um sinistro, por exemplo”.
Em se tratando de processos, Emir comentou que é essencial “contar com alguém responsável pelas métricas e entender o momento de cada cliente, bem como realizar pesquisas e identificar os momentos específicos“.
Ainda sobre processos, Maria Luiza ressaltou dois pontos importantes para que realmente o corretor tenha sucesso em seu programa de indicação. “Não adianta criar um indicador que precisa de um monte de inputs de informação, pois gera retrabalho e não é prático na hora de avaliar. Importante ter algo que te ajude a mensurar e ser prático nas operações. Outro ponto é a utilização de ferramentas de gestão para acompanhamento dos processos que seja claro para toda equipe“.
Ao final Maria Luiza e Emir Zanatto ressaltaram a importância de desenvolver recompensas que tragam valor ao cliente e que faça sentido para ele. Para os executivos, ter recompensas para os diferentes níveis de clientes é essencial. “Mais do que prêmios, fundamental é proporcionar experiências, como almoçar com o CEO e conhecer a TEx. Isso agrega valor ao negócio“, finaliza o executivo da TEx.
A íntegra da live pode ser conferida no Instagram Oficial da TEx (@textecnologia).