Preparados para o Transporte 4.0?

Preparados para o Transporte 4.0?

Por: Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny

Todos nós, que trabalhamos com produtos ou serviços atualmente, somos privilegiados por fazermos parte da quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Estamos assistindo à mudança, não só tecnológica, mas conceitual e que, certamente, abrirá precedentes para muitas outras que ainda virão, em maior velocidade.

Considero um privilégio participar desse momento, pois estamos vivenciando novas forma de trabalhar, produzir, vender, servir e se relacionar com colaboradores e clientes.

Temos aprendido muito com a Indústria 4.0, conceito que destaca tecnologias para automação, troca de dados, Internet das Coisas, computação em nuvem, entre várias outras ferramentas, que mudarão (e já mudam) a forma como processos e negócios acontecem.

Essas tecnologias disruptivas, que quebram paradigmas, rompem padrões e inovam nosso dia a dia, são incríveis, principalmente para empresários, como eu, que viveram décadas na indústria tradicional. Por isso, digo que é um privilégio ver esse novo momento mundial e aprender sobre como podemos fazer mais e melhor.

Inclusive, na busca constante pelo que há de melhor para nossos clientes, já trabalhávamos nesse conceito e implantamos Big Data, inteligência artificial, sistema integrado com motoristas, entre outras ferramentas antes mesmo de serem mandatórios no mercado.

Isso porque, na área de gerenciamento de riscos, temos que estar quilômetros à frente, sempre pensando em como obter resultados cada vez melhores e aumentar a segurança em níveis altíssimos para nossos clientes. As tomadas de decisões também precisam ser ágeis e baseadas em dados, o que torna o serviço ainda mais inteligente e eficiente.

Dentro do conceito 4.0 usado na gestão de transporte e logística, conseguirmos reunir, de forma mais ágil, vários braços (gerenciamento de riscos, transportes, embarcadores e motoristas), como nunca vimos antes.

Próximo nível

Para elevar o nível do negócio, temos à disposição, por exemplo, a tecnologia LoRa®. Trata-se de uma radiofrequência presente em muitos países europeus e que possibilita comunicação a longas distância, com consumo mínimo de energia, custo acessível e grande imunidade a jammers (dispositivos que prejudicam a eficiência de rastreadores), entre outras vantagens. Dessa forma, as operações de transporte e logística também ganham status de Transporte 4.0 e, em pouco tempo, tudo será digital (ou pelo menos a maior parte dos processos).

Entretanto, para ingressar na era 4.0, as empresas precisam ser audaciosas tanto na parte tecnológica como na humana, pois para interpretar dados, gerar relatórios e controlar processos, nada mais eficiente do que pessoas. Claro que a tecnologia é primordial e estaremos cada vez mais ultraconectados, por meio de sistemas de gestão cada vez mais inteligentes e outras ferramentas inovadoras.

Porém, achar que para aderir à Indústria 4.0 basta apenas implementar equipamentos e tecnologias de última geração, sem envolver equipes coesas e engajadas, certamente não dará certo.

Com base em minha experiência de vida e em tudo o que tenho observado nesses últimos anos no setor de transporte, toda mudança acontece a partir da vontade e necessidade do dia a dia do ser humano.

Por isso, creio que inteligência humana ainda é o principal componente do mundo 4.0 e de todas as inovações que surgirem nas próximas décadas. Unindo homem à máquina, de forma inteligente, ainda vivenciaremos muitas revoluções e inovações nas próximas décadas.

* Cyro Buonavoglia, 70 anos, com vasta experiência em comércio e indústria, formado em administração de empresas pela Faculdade Dom Pedro II, atuou nas áreas de indústria e comercio e fundou há 24 anos a Buonny Projetos e Serviços, que se transformou em um conglomerado de empresas, que busca atender com eficácia o mercado nos segmentos de logística, saúde, tecnologia e energia fotovoltaica. O executivo também fundou as entidades: GRISTEC e SINDIRISCO. Atualmente como Presidente do Grupo Buonny, sua principal meta é avançar com o crescimento das empresas que compõe o grupo, por meio de investimentos em tecnologia, que aumentam a qualidade dos serviços prestados na mitigação de riscos.

Clique aqui, preencha o formulário e faça parte do nosso grupo de profissionais de seguros.






banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.