Uso de dados é essencial para aumentar a distribuição de seguros, afirmam especialistas

Uso de dados é essencial para aumentar a distribuição de seguros, afirmam especialistas

No Insurtech Brasil 2023, executivos dizem que o open insurance deve impulsionar a utilização inteligente de informações dos consumidores

Trabalhar a qualidade dos dados dos seus clientes é uma das principais preocupações das empresas nesta década. Ao entender melhor os consumidores, as companhias de seguros passam a oferecer produtos e serviços mais adequados às necessidades de cada um. No Insurtech Brasil 2023, evento de inovação que aconteceu em São Paulo nesta terça-feira, 6, tratou desse assunto no painel “Dados na distribuição: como a qualidade dos dados entre distribuidor e segurador pode definir o sucesso da parceria”.

Antes de pensar no open insurance, o mercado deve entender como destravar os produtos que têm baixa penetração. Essa é a análise feita por Bruno Porte, CTO da AXA no Brasil. “Devemos melhorar o momento da oferta, entendendo como é a composição daquele contexto que o cliente está inserido para que seja desenhado um produto da melhor maneira possível”, destacou o executivo.

Para que isso aconteça, segundo Porte, ter uma estruturação de dados é fundamental nas empresas. “Todos precisam comprar esse modelo e começar a trabalhar com os fatos e os dados. Os seguros massificados cresceram bastante assim”, salientou o executivo da AXA.

Na Sensedia, contou Fabio Rosato, Diretor Executivo da empresa, a equipe está atenta sobre como a tecnologia pode impactar no mercado segurador. “É necessário pensar diferente para crescer. A venda digital é mais consultiva, com APIs conectadas e, agora, com o ChatGPT, que nos induziu a uma jornada intensa de estudos dentro da Sensedia”.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Segundo o CTO da AXA, a grande estratégia é saber como utilizar a tecnologia a fim de trazer agilidade, escala e independência na distribuição. “Existem exemplos bem sucedidos no mercado com a utilização das APIs que trazem agilidade na integração com os novos parceiros e que impulsionam o lançamento de novos produtos”, contou.

As companhias de seguros estão preparadas para o Open Insurance?

Com a eficiência no uso das informações, o open insurance passa a fazer sentido. Na visão de Rosato, as companhias seguradoras estão se adequando ao fluxo de conhecimento. “Os dados precisam ser destravados e ter uma fluidez maior. O open insurance traz a qualidade do dado na ponta e um conjunto de experiências é criado”, analisou o especialista.

Embora o open insurance possa trazer grandes mudanças para setor, a implementação dele nas companhias é desafiadora, de acordo com Fabricio Muniz, LatAm Broking Leader Digital Clients Solutions da Aon. “Existe uma grande oportunidade para trabalhar melhor os dados e gerar inteligência para alavancar a operação. O grande desafio é aplicar inteligência a partir disso para que a gente compartilhe essas informações com os demais parceiros com o intuito de melhorar o produto e a oferta”, analisou.

Outro desafio, segundo Muniz, está para o corretor de seguros. “Como trazer as qualidades do corretor presencial para dentro de um modelo digital?”, indagou. “Não é fácil fazer isso, porque o atendimento online passa a ser frio”, concluiu o executivo.

Leia, por fim, a 33ª edição da revista:


Seguro Nova Digital #33







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.