Veículos elétricos exigem adaptação das seguradoras

Veículos elétricos exigem adaptação das seguradoras

Com o aumento na popularidade dos carros elétricos, a preocupação é de como funciona o seguro para esses veículos

O mercado de carros eletrificaos no Brasil tem apresentado um crescimento considerável. Em 2023, por exemplo, foram registrados 93.927 emplacamentos, um aumento de 91% em comparação com os 49.245 emplacamentos de 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Os veículos elétricos, movidos a bateria, se destacam por sua sustentabilidade, eliminando a necessidade de abastecimento com combustíveis fósseis.

Mas com o aumento na popularidade dos carros elétricos, a preocupação é de como funciona o seguro para esses veículos? O diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste, Leandro Vasco, esclarece.

“Os carros elétricos são aceitos pelas seguradoras. Para que o seguro seja aprovado, o veículo deve estar legalmente registrado e com a documentação em dia, assim como qualquer outro tipo de veículo. As seguradoras realizam uma vistoria para avaliar o risco e, se aprovado, o carro recebe a cobertura de seguro”, explica.

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

De acordo com o especialista, as companhias oferecem várias coberturas para os carros elétricos. Isso inclui proteção de colisão, que cobre danos parciais ou totais por colisão, capotamento ou incêndio. Além disso, tem cobertura de roubo, que oferece indenização em caso de roubo ou furto do veículo; cobertura para terceiros, que indeniza por danos materiais, corporais ou morais a terceiros; e eventos naturais, oferecendo proteção contra enchentes, queda de árvores, raios e outros desastres naturais.

“Além dessas, há coberturas adicionais que incluem troca ou reparo de vidros, teto solar, retrovisores, lanternas e faróis, além de indenização por danos corporais a passageiros em caso de acidente, e a disponibilização de carro reserva. O valor do seguro é calculado com base no preço do veículo, geralmente variando entre 5% e 10% do valor da tabela Fipe”, afirma.

Com o crescimento do mercado de veículos elétricos e híbridos, algumas seguradoras estão desenvolvendo produtos específicos para essa categoria. Entre os diferenciais estão coberturas para cabos de carregamento, assistência em caso de falta de bateria ou carga, e oficinas credenciadas especializadas.

“O avanço dos veículos elétricos no Brasil sinaliza um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado. Com a adaptação das seguradoras a essa nova realidade, os proprietários de carros elétricos têm cada vez mais opções para proteger seus veículos, garantindo a segurança e a tranquilidade necessárias para aproveitar ao máximo essa inovação”, finaliza Leandro.

Fonte: Voz Comunicação




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.