No último domingo (12), o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, foi entrevistado pelos jornalistas do Canal Livre, programa semanal exibido pela TV Bandeirantes. Na ocasião, o executivo comentou que as lotéricas devem vender mais seguro na sua gestão.
A declaração pegou mal entre os corretores de seguros, que são especialistas e fazem vendas consultivas ao consumidor. A Seguro Nova Digital selecionou, pelo seu grupo exclusivo de profissionais de seguros, dois corretores para opinarem sobre o assunto. Além deles, o professor de Previdência Complementar da ENS, Antonio Camano, foi escolhido para analisar de forma técnica o depoimento de Guimarães. Confira:
Paulo Haute
“Pela declaração, fica nítida a saída do corretor da jogada. Esse depoimento cai mal para a classe de corretores. Ele (Pedro Guimarães) pensa apenas em fomentar negócios e não se preocupa em criar uma empatia com clientes de baixa renda”.
Fabio Ogeda
“O corretor é muito mais do que um canal de venda. É um consultor que apoia o consumidor na escolha no melhor contrato de seguro. Em casas lotéricas, não consigo enxergar um atendimento de forma justa e perfeita. Quando nos deparamos com atendimento de apostas e de pagamentos, as filas já são enormes. O consumidor de hoje é mais esclarecido e se não for tratado com transparência, seriedade de forma justa, não haverá sustentação neste negócio”
Antônio Camano (professor de Previdência Complementar da ENS)
“É um canal de distribuição fantástico. Isso pode aumentar a venda de seguro de maneira exponencial. O que me preocupa é a qualidade dessa venda. Se os agentes da lotérica forem treinados para a venda, de uma maneira que eles consigam informar o que estão vendendo, acho positivo”.
O professor, contudo, apontou um outro problema que pode ocorrer nos futuros pontos de venda de seguros:
“Depois que as lotéricas passaram a receber pagamento de conta, a fila aumentou. Para vender um seguro é necessário explicá-lo. Isso quer dizer que as filas crescerão ainda mais, pode haver um desgaste nesse processo. Devem ser feitos testes em algumas lotéricas para enxergar um eventual erro e consertar para assim distribuir para todas as redes”.