A geração Z é a definição sociológica para se referir a todas as pessoas que nasceram entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano de 2010, logo, hoje se encontram na faixa etária entre12 e25 anos. É um público que é muito mais familiarizado com a internet do que as gerações anteriores e tem uma compreensão da tecnologia desenvolvida. Também é reconhecida por ser muito mais tolerante e aberta a novas culturas e práticas.
Talvez por acreditarem que essa não seja uma demanda da geração Z, a grande maioria dos corretores não se preocupa em oferecer seguros ao público jovem. Com estratégias tradicionais e métodos convencionais de promoção de seus produtos, os profissionais de seguros costumam focar em vendas com pessoas acima de 30 anos, casadas, donas de veículos e imóveis.
De fato, a geração Y já se encontra em uma fase de vida em que estão mais estruturados e por já possuírem um certo patrimônio, pensam em mantê-lo protegido e por isso, correm atrás da contratação de seguros para garantirem sua tranquilidade.
O que muitos corretores talvez não tenham ciência é que a contratação de seguros entrou no radar de preocupações da geração Z. Segundo o BB Seguros, em 2021 as vendas de seguro de vida entre jovens de 18 a 25 anos mais que dobraram. O crescimento foi de 119% na faixa entre 18 e 20 anos e de 103% para pessoas com 21 a 25 anos. Além disso, de acordo com a própria empresa, a demanda dos jovens por seguro residencial também cresceu no ramo, com um surpreendente aumento de 36% entre 18 e 20 anos e 43% de 21 a 25 anos.
PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS
O fato é que a pandemia acendeu o medo na geração Z. Mercadologicamente falando, essa geração apresenta muito mais cautela com seu dinheiro do que as gerações anteriores durante sua faixa etária e por isso, buscam investimentos mais inteligentes e menos arriscados. Além disso, muitas dessas pessoas pertencentes a essa geração não sabem como lidar com questões como por exemplo a organização de funeral de um ente querido, por exemplo.
Preocupações como essa são facilmente resolvidas com um seguro de vida, por exemplo. Por isso, é importante alcançar esse público para começar a investir na venda de seguros para ele. As redes sociais são essenciais nesse momento: invista em produção de conteúdo para essas mídias, com foco naquelas que são mais utilizadas pela geração Z, como por exemplo o TikTok e o Instagram. Essas redes permitem que sua corretora produza vídeos descontraídos e informativos, que engajam rapidamente e atraem a atenção de uma geração que está consumindo cada vezmais conteúdos audiovisuais, e principalmente, conteúdos rápidos.
O relacionamento com o cliente fica muito mais fácil de ser executado com eficiência quando as atividades da rotina da corretora são automatizadas. Economize tempo no seu negócio e tenha mais espaço no seu dia para se dedicar a essa comunicação contínua e planejada, faça um teste grátis no CRM Ping Seguro clicando aqui.
Fonte: GTI Solution
Leia, por fim, a 27ª edição da revista: