Seguros de vida empresarial: desafios e oportunidades de seguros em 2024

Seguros de vida empresarial: desafios e oportunidades de seguros em 2024

Por Sidney Dias e Walter Polido*

No cenário atual do mercado de seguros de vida empresarial no Brasil, observa-se uma necessidade urgente de reformulação dos produtos, especialmente diante do crescente envelhecimento da população.

Os modelos tradicionais, que têm sido predominantes por décadas, tendem a favorecer mais as seguradoras do que os empregados segurados. Esse desequilíbrio torna-se ainda mais crítico no momento da aposentadoria, quando os empregados são, frequentemente, excluídos dos fundos mutualísticos, impactando significativamente suas vidas e de seus dependentes.

Com o aumento da expectativa de vida, muitos aposentados no Brasil continuam a ter responsabilidades financeiras com familiares e dependentes, desafiando a ideia de que o seguro de vida se torna desnecessário após a aposentadoria.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Além disso, a idade avançada e a transição para uma renda fixa dificultam o acesso a novos seguros. Portanto, é essencial que os seguros empresariais se adaptem a essa realidade demográfica, oferecendo proteção continuada e alinhada com as necessidades dos aposentados, incluindo uma melhor integração com a previdência privada.

Além do seguro de vida, temos discutido nesta série de artigos alguns temas que devem impactar diretamente a dinâmica do mercado de seguros. Leia todo o conteúdo para acompanhar os principais desafios e oportunidades do setor neste ano.




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.