10/05/2021

Wiz e Caixa Seguridade assinam termo aditivo ao acordo comercial de 2018

Wiz e Caixa Seguridade assinam termo aditivo ao acordo comercial de 2018
Heverton Peixoto, presidente da Wiz — Foto: Claudio Belli/Valor

A Wiz Soluções (WIZS3), maior gestora de canais de distribuição de produtos financeiros e seguros do país, e a Caixa Seguridade, terceiro maior grupo segurador do país e responsável pela organização das participações da Caixa Econômica Federal (CEF) em seguros, previdência privada, capitalização e consórcio, anunciam a assinatura de um termo aditivo ao acordo comercial oficializado em 2018. O acordo estabelece a transição das atividades atualmente realizadas pela Wiz à corretora própria da Caixa Seguridade e às corretoras de seguros que eventualmente ganhem o processo competitivo em andamento, cujo acordo não está vinculado, e conforme anunciado pela Caixa Seguridade em 23 de dezembro de 2020.  

Com o complemento ao contrato assinado anteriormente e como parte da transição de operações, a Wiz seguirá prestando serviços e irá cooperar dando todo suporte necessário, inclusive disponibilizando todas as ferramentas, processos, softwares e plataformas junto à Caixa Seguridade pelo período adicional de seis meses, entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2021. A Wiz receberá comissão sobre todos os produtos comercializados durante o período de transição, exceto seguro habitacional. As comissões terão uma redução mensal progressiva ao longo dos seis meses até chegarem a uma remuneração correspondente a 50% das comissões atualmente praticadas, sob uma base de 90% das vendas realizadas.

O acordo não altera as condições já estabelecidas de run-off, que prevê comissão para vendas realizadas até o dia 14/02 e futuras renovações. Grande parte dos seguros vendidos na operação da Rede Caixa geram recorrência de pagamento de comissão ao corretor, uma vez que os prêmios de seguros e, consequentemente, as comissões são pagas mensalmente.

Essa dinâmica gera a criação de um estoque de receitas, com durações de médio a longo prazo (duration) a depender das características de pagamento de cada produto. Os seguros de vida e habitacional possuem prazos médios de duração de, respectivamente, 4 e 13 anos aproximadamente, sendo que o produto habitacional possui duration máximo de 35 anos. Em conjunto, esses produtos representaram 86,6% do estoque de receitas faturadas no 3T20.

Ao longo dos anos, a companhia contribuiu para o crescimento da operação de seguridade do banco, que apresentou, de 2014 a 2019, um crescimento médio de 13,6%, enquanto o mercado de seguros, no mesmo período comparativo, apresentou crescimento de 5,4%. A relação comercial entre Wiz e Caixa Seguridade começou em 1973 e trouxe ao mercado nacional um modelo único de comercialização de seguros, proporcionando o crescimento da operação de seguridade da CEF no decorrer dos anos.  O modelo serve de benchmarking tanto para outras parcerias da Wiz, como para outros agentes do mercado.

Em relação ao processo competitivo, a Wiz apresentou propostas alinhadas à expertise da companhia para todos os blocos da concorrência realizada pela Caixa Seguridade. Caso seja qualificada para a próxima fase do processo competitivo, nos termos das regras estabelecidas pela Caixa Seguridade, a Wiz irá submeter proposta vinculante.

A Wiz também poderá realizar a distribuição de produtos de outras administradoras de consórcios, liberando a companhia da antiga atuação exclusiva com produtos da Caixa Consórcios. Essa liberação contribui para reforçar a estratégia de diversificação de receitas da Wiz, complementando a construção de novas parcerias e oferta de novos produtos e serviços.

“A companhia, hoje com 12 unidades de negócio, está preparada para executar uma expansão inorgânica sólida”, diz Heverton Peixoto, CEO da Wiz. “A companhia não é alavancada e dispõe de uma situação financeira confortável, o que nos permite seguir na busca por novas parcerias estratégicas que nos permitam aproveitar oportunidades de mercado”, completa.

As demais parcerias e o crescente desempenho das outras unidades de negócio do conglomerado já correspondem a cerca de 30% das receitas da empresa.

Nos últimos anos, a Wiz fechou parcerias com empresas de referência em seus respectivos segmentos. Em janeiro deste ano, Wiz e CAOA criaram a CAOA Seguros. A joint venture entre as duas companhias será responsável pela distribuição de seguros e produtos financeiros com exclusividade na rede de concessionárias do CAOA. Em novembro de 2020, a Wiz firmou parceria estratégica com o Banco BMG para a venda de seguros em canais físicos e digitais através da aquisição de 40% da BMG Corretora.

Já em dezembro de 2019, a companhia criou a Wiz Conseg a partir da aquisição de 76% da Barigui Corretora, parte do Grupo Barigui, a maior rede de concessionárias do sul do Brasil. Em outubro do mesmo ano, um acordo com a Galápagos Capital criou a Wimo, frente voltada para a estruturação de uma operação de crédito com garantia imobiliária “home equity”. Ainda em 2019, a Wiz celebrou acordo com o Banco Inter para aquisição de 40% da Inter Seguros.

Partículas Seguro Nova Digital

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 12ª edição da revista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *