Yanomamis recebem ajuda da Zurich para alimentação especial e cuidados médicos

Yanomamis recebem ajuda da Zurich para alimentação especial e cuidados médicos

Ana Matta, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa

Através de doação, seguradora fornecerá refeições que respeitam a tradição dos Yanomamis, filtros para ajudar no provimento de água potável e equipamentos para instalação de posto médico, que deve permanecer em Surucucu por, no mínimo, seis meses 

A situação de emergência em saúde pública vivida pelos Yanomamis — e decretada pelo Governo Federal – comoveu todo o país e motivou uma onda de solidariedade para ajudar os indígenas. A Seguradora Zurich se uniu a este movimento e fez um aporte de R$ 337 mil a partir de um fundo de catástrofes montado pela companhia em dezembro de 2022, com o objetivo de auxiliar comunidades em situações de calamidade pública no Brasil até setembro de 2023.

A expectativa é que a doação da Zurich impacte positivamente mais de 4 mil indígenas. Com relação à alimentação, o foco foi oferecer opções que respeitem a tradição alimentar dos Yanomamis. Por isso, foram adquiridas refeições desidratadas e altamente nutritivas, que têm o peixe de rio como ingrediente principal. Além disso, há o fornecimento de mingau, alimento muito consumido entre as crianças.

“Essa frente foi estruturada com muito cuidado, buscando desenvolver uma fonte de alimento que fosse adequada aos costumes dos Yanomamis e pudesse garantir a segurança alimentar da população, até que seja possível para eles retomarem a agricultura de subsistência”, explica Ana Matta, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Seguradora Zurich.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Os recursos doados pela Zurich também foram utilizados para a compra de filtros portáteis que transformam água contaminada em água potável, purificando aproximadamente 5 mil litros de água por dia. Os filtros podem ser instalados em caixas d’água para uso coletivo e já são utilizados pelos Yanomamis do Amazonas.

Além disso, serão adquiridos equipamentos médico-hospitalares essenciais para o estabelecimento de um polo de atendimento médico aos indígenas em Surucucu, cuja instalação foi aprovada pelo Governo Federal e será operacionalizada pelos Expedicionários da Saúde (EDS). Os recursos custearão barracas que servirão como alojamentos, cozinha, banheiros, pontos de comunicação e postos de atendimento, além de equipamentos como como macas, cadeira de rodas, carrinhos de parada, desfibriladores, bombas de infusão para medicação, entre outros, que ajudarão no atendimento à população.

“Os Yanomamis estão sofrendo de desnutrição e doenças como malária, diarreia, verminoses, entre outras, que quando não tratadas, podem até levar à morte. Por isso, essa frente de saúde é muito importante”, opina Ana. “Como as expedições pela floresta para atendimento aos povos indígenas da Amazônia ocorrem de maneira contínua e recorrente, a compra dos equipamentos apoiará o trabalho de cuidado a essa população para além dos seis meses em que o polo de atendimento deve ficar instalado em Surucucu”, pontua.

O aporte da Zurich foi realizado junto ao Movimento União BR e ao Instituto da Criança, parceiros sociais da companhia que já atuaram em outras doações do fundo de catástrofes — foram mais de 18 mil pessoas apoiadas após as chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais, com quase meio milhão de reais doados de dezembro de 2022 a março de 2023.

Eles foram os responsáveis por fazer o levantamento das necessidades do povo Yanomami e direcionar os recursos da empresa, a partir do mapeamento das demandas prioritárias junto a Rede Interinstitucional, criada com a participação de organizações sociais da região, como os Expedicionários da Saúde e o Instituto Socioambiental (ISA), além de órgãos competentes como a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), entre outros.

Leia, por fim, a 31ª edição da revista:


Seguro Nova Digital #31



banner pitzi



©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.