Zurich lança solução para ajudar empresas no Brasil a mitigar riscos de mudanças climáticas

Zurich lança solução para ajudar empresas no Brasil a mitigar riscos de mudanças climáticas

Andressa Meireles, superintendente de Engenharia de Riscos da Seguradora Zurich, e José Bailone, diretor Executivo de Seguros Corporativos e de Subscrição de Ramos Elementares 

Batizada globalmente de Zurich Resilience Solutions, iniciativa ajudará companhias de qualquer área de atuação a mitigar riscos decorrentes de mudanças climáticas, falhas na cadeia de suprimentos, dentre vários outros

A Seguradora Zurich acaba de disponibilizar no Brasil uma nova solução de engenharia de riscos focada na prestação de serviços de prevenção: a Zurich Resilience Solutions (ZRS).

Por meio dessa solução, a Zurich oferece um amplo leque de soluções de gestão de riscos, com foco em tipos específicos de serviços como resiliência climática e gestão da cadeia de suprimentos, além dos já tradicionais direcionados para prevenção de riscos de incêndio, quebra de máquinas, interrupção de produção, entre outros, para diversos segmentos da indústria.

Como explica a superintendente de Engenharia de Riscos da Seguradora Zurich, Andressa Meireles, as soluções estão disponíveis para empresas que necessitam de consultoria especializada, mesmo que ainda não sejam clientes da Zurich.

“Os serviços têm como objetivo avaliar e analisar diferentes tipos de risco, todos relacionados aos principais desafios que as empresas estão enfrentando ou enfrentarão em um futuro próximo. A contratação pode ser feita tanto agregada às apólices quanto fora delas, como um serviço de consultoria específico”, resume.

A avaliação de mudanças climáticas, explica Andressa, tem como objetivo permitir o entendimento de como os riscos climáticos, cada vez mais frequentes, podem afetar operações de negócios, estratégia e posição financeira das empresas. “No Brasil, vamos atuar focados, principalmente, em avaliações de alagamento. Para isso a Zurich conta com mapas de risco climáticos próprios e modelos que simulam os impactos atuais e dos próximos anos”, revela.

No caso dos riscos na cadeia de suprimentos, será feita a avaliação do impacto da interrupção dos negócios provocada pela falta de fornecimento de matéria-prima por parte dos fornecedores.

“Além desses serviços, os clientes contarão com ferramentas de ponta da companhia, como é o caso do Zurich Risk Advisor. Trata-se de um aplicativo que possibilita que sejam feitas autoavaliações, avaliações de riscos à distância, em tempo real e em qualquer parte do mundo. O app é aberto ao público e está disponível para Android e IOS”, complementa.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Mais tecnologia, mais prevenção 

Para o diretor Executivo de Seguros Corporativos e de Subscrição de Ramos Elementares da Seguradora Zurich, José Bailone, a ZRS vem para qualificar ainda mais as soluções disponibilizadas pela equipe de engenharia de riscos da Zurich. Para ele, a novidade traz ao mercado brasileiro ferramentas extremamente úteis para os corretores que querem apoiar os clientes na mitigação e prevenção de seus riscos.

“As empresas costumam sofrer com a falta de dados, ferramentas e insights relevantes e confiáveis para ajudá-las a mitigar seus riscos. A ZRS é nossa resposta direta para resolver esse problema” explica o executivo. “Como um consultor de riscos, os corretores podem alertar seus clientes para a importância desse tipo de serviço para a prevenção, contando sempre, é claro, com o suporte qualificado e diferenciado do nosso time de engenharia de riscos”.

Segundo o diretor, a disponibilização da ZRS no Brasil dá acesso direto às empresas ao amplo conhecimento de mais de 750 engenheiros de risco da Zurich, baseados em 40 países, além de tecnologia de ponta para atuar preventivamente sobre seus riscos.

Ele frisa também que o lançamento da ZRS no Brasil está diretamente relacionado a episódios que estão sendo vivenciados por todo o planeta e, por isso, preocupam líderes mundiais, como vem apontando o estudo Global Risks Report (GRR), que na edição de 2023 indicou os riscos a que o mundo está exposto em um horizonte de curto e longo prazo.

“Os riscos climáticos seguem no Top 10 dos principais riscos que a humanidade deverá enfrentar nesta década – tanto em um horizonte de 2 anos quanto de 10 anos. A longo prazo, aliás, quatro dos cinco riscos considerados como mais graves pelo estudo têm relação direta com a falha na resiliência climática e suas consequências. Por isso, atuar para ajudar as empresas para se preparem para o futuro e mitigarem seus riscos é fundamental”, finaliza.

Leia, por fim, a 34ª edição da revista:





©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.