Zurich usa tecnologia para agilizar reparos e indenizações e expande rede de serviços

Zurich usa tecnologia para agilizar reparos e indenizações e expande rede de serviços

Adriana Heideker, diretora executiva de Sinistros

Um em cada cinco segurados, vítimas de roubo e furto de celular, recebe a indenização no mesmo dia – e em minutos, com o acionamento do seguro pelos meios digitais da companhia

No primeiro trimestre de 2021, a Zurich apresentou seu novo site no Brasil, cujas principais marcas são a agilidade e a simplicidade na prestação de serviços. Essas características têm sido percebidas e aprovadas pelos clientes, como apontam alguns indicadores da companhia, que é líder no mercado brasileiro de seguros de Afinidades – aqueles que oferecem proteção para celular, eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos eletrônicos, móveis, entre outros.

Entre os indicadores, a seguradora destaca o tempo de indenização dos clientes que tiveram seus celulares furtados ou roubados – processo que pode ser concluído no mesmo dia. O levantamento, que considera mais de 19 mil indenizações realizadas entre janeiro e maio de 2021, apontou que 22,7% dos acionamentos de Roubo e Furto foram solucionados no mesmo dia.

Quando os clientes utilizam os canais digitais disponíveis, como a assistente virtual Laiz (foto) ou o portal do cliente, o processo de indenização pode ser concluído em minutos, graças à Inteligência Artificial que permite, por exemplo, analisar um Boletim de Ocorrência de forma automatizada. Após “ler” o documento”, o sistema automaticamente gera um voucher, para que o cliente o apresente em um estabelecimento credenciado, ou um código, que pode ser inserido em uma plataforma de marketplace da companhia. Assim, no mesmo dia, o segurado pode ter o seu bem substituído.

Atualmente, quase a metade (49%) dos processos dos sinistros de roubo e furto de celular seguem esse fluxo automatizado, conta a diretora executiva de Sinistros da Zurich no Brasil, Adriana Heideker. Ela revela que a expectativa da empresa é que esse indicador continue crescendo. “O número de clientes indenizados por meio desse procedimento deve continuar aumentando ao longo deste ano de 2021, na medida em que expandimos o uso do voucher com nossos parceiros de negócio, bem como o nosso marketplace”, afirma.

De acordo com a executiva, hoje essa iniciativa já está sendo operacionalizada com a maior parte dos parceiros de negócio da companhia – que se caracterizam por serem grandes redes varejistas, com presença nas cinco regiões do Brasil.

A solução também funciona para os seguros de Garantia Estendida – uma proteção que garante o reparo ou troca do bem após o vencimento da garantia original de fábrica – e Danos Acidentais – que cobre, por exemplo, a queda do aparelho eletrônico. São modalidades em que o produto poderá ser trocado quando é detectado um defeito, ou se o reparo for considerado inviável. “Para estes seguros, mais de 50% dos sinistros são aprovados pelo processo de inteligência artificial’, revela.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Zurich implementa Diagnóstico Remoto para serviços em domicílio

Outra medida implantada pela Zurich e que resultou em melhora de seus indicadores é o diagnóstico remoto de Garantia Estendida. Esta iniciativa permitiu reduzir o tempo de solução em 40% e aumentou a satisfação dos segurados em 119% para serviços em domicílio de Garantia Estendida em todo o Brasil.

O Programa de Diagnóstico Remoto com o Segurado foi desenvolvido pela companhia juntamente com alguns de seus parceiros de serviços. Ele acontece no mesmo instante em que é feito o registro de sinistro, o que faz com que a assistência técnica visite o cliente uma única vez com a peça para a solução do problema – ação importante no momento de pandemia em que vivemos.

A diretora executiva de Sinistros da Zurich no Brasil, Adriana Heideker, conta que a ideia surgiu de uma prática simples, mas efetiva e essencial: ouvir o cliente, a fim de entender suas necessidades e melhorar a experiência que ele tem com a companhia – processo que internamente é denominado como Close The Loop.

“Após nos atentarmos para o fato de que os segurados apontaram o tempo de atendimento da linha de eletrodomésticos de grande porte como refrigeradores e Lavadoras de roupas como algo a ser melhorado, uma equipe de colaboradores da Zurich, juntamente com a alta gestão da companhia e a área de Sinistros, criou o projeto com o intuito de reduzir prazos. O resultado foi a melhora dos índices de satisfação, que têm crescido continuamente. Por essa razão, a Zurich já expandiu a solução para outras linhas de serviço aplicáveis”, revela.

A solução remota soma diversos benefícios. Além de ter a marca da praticidade, maximizando o tempo dos clientes e dos técnicos, que não precisam fazer diversas visitas, é complementar às demais soluções tradicionais que a rede de serviços do atendimento da Zurich entrega.

Capilaridade da rede de parceiros

A seguradora consegue atender clientes nos mais de 5 mil municípios do território nacional. A rede permite assistir os segurados para diversos tipos de produtos e marcas. E a empresa segue expandindo a malha.

Para celular, por exemplo, a Zurich se diferencia entre as congêneres e, apenas de 2020 para cá, expandiu em 157% a sua rede com balcão de serviços, com o objetivo de estar cada vez mais próxima de seus clientes, de forma rápida e eficiente. Com este movimento, a maioria dos segurados de Garantia Estendida e Danos Acidentais da Zurich não necessita enviar seus produtos via Correios e aguardar um tempo maior para retorno. 

Além disso, hoje, por conta da parceria da seguradora com os fabricantes de produtos eletroeletrônicos e prestadores diversos, foi possível ampliar o serviço em domicílio das linhas de refrigeradores, lavadoras e fogões, para TVs e aparelhos de áudio e vídeo.

Com a atual estrutura estratégica, a Zurich se diferencia de outras seguradoras pela capilaridade e pela qualidade de atendimento, razão pela qual seus indicadores melhoram na medida em que crescem os índices de satisfação de seus clientes.

Leia, por fim, a 19ª edição da revista:




©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.