A importância de manter atualizados os dados de cadastro de corretor

A importância de manter atualizados os dados de cadastro de corretor

Circular Susep nº 602/2020 determina atualização sempre que houver alterações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) reforça a importância de o corretor de seguros verificar periodicamente se os seus dados cadastrais estão atualizados no Sistema de Registro de Corretores, em especial o seu endereço eletrônico, para o qual são encaminhadas as correspondências eletrônicas da Autarquia, inclusive nos casos passíveis de suspensão cadastral.

A Circular Susep nº 602, de 23 de abril de 2020, determina que o corretor de seguros e a sociedade corretora devem atualizar seus dados no Sistema de Registro de Corretores sempre que houver alterações, mantendo sob guarda os documentos comprobatórios.

Além dos dados cadastrais, também é de suma importância manter o contrato ou estatuto social sempre atualizados perante a Susep. Ainda, para as empresas corretoras de seguros, é necessário cadastrar as informações sobre os sócios ou cotistas no sistema.

Pendências cadastrais  

Sempre que constatada a ocorrência de uma pendência cadastral e nos casos em que a mesma possa ser sanada, a Susep enviará um e-mail ao corretor de seguros, estabelecendo um prazo para que a pendência seja resolvida, conforme cada caso concreto.

Caso ocorra a suspensão, os registros permanecerão com esse status até que haja a devida regularização por parte do corretor. Efetuada a regularização, sugerimos o encaminhamento de mensagem para o e-mail corretores@susep.gov.br, informando o nome completo do corretor, CPF/CNPJ, número do cadastro da Susep e a pendência que foi regularizada.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Especificamente em relação às pendências ou ao correto preenchimento das informações cadastrais do corretor de seguros, deverão sempre ser seguidas as orientações contidas no Manual de Registro de Corretor.

Dúvidas ou quaisquer outros problemas relativos ao registro ou à atualização de dados cadastrais podem ser enviados para corretores@susep.gov.br, o canal oficial de comunicação do corretor de seguros junto à Susep.

Como acessar o Sistema de Registro de Corretores  

Para aprimorar o nível de segurança e garantia da identidade do corretor, além de aderir à política de digitalização do Governo Federal, o sistema passou a utilizar a autenticação através de uma conta gov.br.

O sistema pode ser acessado por meio do endereço 
https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/
, escolhendo a opção “Entrar com gov.br”. Caso ainda não possua uma conta gov.br, acesse https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br para criar sua conta e adquira o nível ouro de confiabilidade para ter acesso ao sistema.

Ressaltamos que, a partir do dia 1º de julho de 2023, o acesso ao Sistema de Registro de Corretores somente poderá ser efetuado por meio de uma conta gov.br nível ouro. Saiba mais sobre os níveis da conta gov.br — Governo Digital (www.gov.br)

Leia, por fim, a 34ª edição da revista:







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.