Presidente reeleita, Regina Lacerda lembra dos desafios percorridos nos primeiros três anos de clube
O Clube das Executivas de Seguros de Brasília (CESB) empossou a nova diretoria para o próximo triênio. A cerimônia de posse aconteceu no dia 1 de janeiro em encontro virtual que reuniu todas as diretoras do clube brasiliense. “Histórias de grupos na internet que se tornaram grandes organizações são cada vez mais comuns na comunicação digitalizada do século XXI. Conosco não foi diferente”, lembrou a presidente empossada Regina Lacerda.
Durante os três primeiros anos, o Clube passou por períodos de realizações, mas também de desafios. “Pudemos oferecer às profissionais de seguros de Brasília oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional, relacional e assistência no avanço de suas carreiras, com eventos de natureza acadêmica, educacional, de lazer, de confraternização e inter-relacionamento”, destacou Regina. “Enfrentamos grandes desafios, mas superamos todos com muita união e resiliência”, acrescentou.
A presidente do CESB também estimulou as executivas a construir um novo momento do mercado. “O mundo espera muito de nós. Vamos, juntas, construir um novo tempo no mercado de seguros de Brasília e do Brasil, com a força do nosso trabalho, da nossa união, da sororidade e da liderança feminina que sabemos ter”.
O encontro contou com a presença da presidente da SOU SEGURA, Liliana Caldeira, que declarou empossada a nova diretoria e prometeu apoio ao Clube nos próximos anos. Ela lembrou que as mulheres representam mais da metade da força de trabalho do mercado de seguros e a contribuição do público feminino ao longo de décadas tem sido muito relevante para o desenvolvimento do setor.
Mais mulheres em cargos de liderança
Liliana alertou, porém, que as mulheres ainda não ocupam os espaços merecidos. “Nosso grande desafio é colocar a mulher como protagonista da sua história pessoal e também da participação na sociedade e no mundo dos negócios”.
A 4ª edição do estudo Mulheres no Mercado de Seguros, produzido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) em 2022, mostrou que as mulheres somam 55% da mão de obra do setor. Entretanto, a pesquisa mostrou que apenas 26% estão em cargos executivos.
Em concordância com Liliana, a coautora do livro “Mulheres no Seguro”, Daniela Paschoal, frisa que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho pela frente. “Temos que virar essa página até de fato alcançar a igualdade que ainda não existe”.
Daniela, que também é coautora da obra “Previdência Privada – Cases de Sucesso”, lembrou do estudo global da Mercer que mostra como a diversidade de gênero aumenta a produtividade das companhias. “As empresas já entenderam isso. Temos tudo para conseguir avançar nessa posição”.
Chapa da diretoria eleita
Presidente: Regina Ayres Lacerda
Vice-Presidente: Cintya Kelly Cruz Hipólito
Diretora Secretária: Paloma Lacaline Marques de Oliveira
Diretora Tesoureira: Maria Rozeane da Silva Neto
Diretora Social: Maria Luzia Farias da Silva
Diretora de Eventos: Raissa Rios Viana
Diretoria de Tecnologia: Monique Viana Lobato
Conselho Consultivo:
Enir Aparecida Frizzo Junker
Rosane Mota de Oliveira
Luciana Ximenes
Conselho Fiscal:
Rossana Rios Viana
Eloisa Rodrigues Alves Santos
Fernanda Rodrigues de Souza