Emir Zanatto – A ilusão da mudança

Emir Zanatto - A ilusão da mudança

Texto escrito, originalmente, para a 40ª edição da Seguro Nova Digital

Muitos falam sobre a mudança, a evolução e como isso seria crucial para a nossa indústria. Discutem a baixa penetração do Seguro Auto, que hoje representa menos de 20% da frota total. Em sua imensa maioria, as pessoas que têm seguro possuem apenas uma apólice e muitas vezes por que a empresa contratou.

Dizem que os Seguros de outros ramos deveriam ser mais promovidos e que novas formas de  comercialização, mais simplificadas, deveriam ser pensadas e incentivadas.

No entanto, tudo isso, desde que nada mude.

Se a proposta for vender um seguro mais simples, com poucas coberturas, é comum ouvirmos que “está tudo errado”.

Se uma nova empresa ingressa no setor de seguros, devidamente registrada como Corretora e cumprindo todas as formalidades: “Não pode. E os Corretores, cadê a parceria?”

Desde que não mude nada, tudo pode mudar…

Você realmente quer a mudança?

Comecei a escrever para a SND em julho de 2021 com um texto que abordava exatamente o tamanho da “fatia do bolo”, discutindo e competindo.

E realmente, considerando o tamanho atual dessa fatia, pensar nos cenários que mencionei parece desanimador.

Agora, se esses cenários realmente ampliarem o universo segurado e o entendimento da população sobre o Seguro, o que acontece com o bolo?

Mais fatias, mais oportunidades. Se sua Corretora, sua Seguradora forem realmente boas e competentes para quem realmente importa, o Segurado, você só irá se beneficiar.

O setor de seguros, como qualquer outro mercado regulado, tende ao protecionismo. Mas devemos nos perguntar: quem realmente ganha com isso? A história nos mostra que os mercados que se abrem para a inovação e a concorrência saem na frente.

Assim, mais do que propor, eu desafio o setor: vamos mudar, de verdade. Vamos ser protagonistas dessa transformação, adaptando-nos e crescendo com o mercado, em vez de apenas observá-lo passar.

É uma reflexão que, espero, inspire não apenas pensamentos, mas ações transformadoras.

Emir Zanatto é CEO da TEx.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.