Nova edição publicada nesta terça-feira, 6, prioriza projetos voltados à transformação ecológica e à inovação tecnológica
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) lança a 3ª edição do Sandbox Regulatório, programa que seleciona projetos inovadores e sustentáveis. A novidade da terceira edição é a prioridade dada a projetos voltados à transformação ecológica e à inovação tecnológica. A entidade entende que os projetos estimulam e aumentam a competição do mercado de seguros. Ao mesmo tempo, focam na expansão e no aumento da eficiência, bem como nas necessidades dos consumidores. A Autarquia publicou o Edital nesta terça-feira, 6.
Segundo a Susep, a preferência por projetos sustentáveis está em linha com o Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal. Plano este que tem como objetivo reconfigurar os paradigmas econômicos tradicionais, privilegiando o desenvolvimento nacional a partir de relações sustentáveis com a natureza e seus biomas. Desse modo, possibilita a geração de riqueza e sua distribuição justa, com melhoria na qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
Além disso, projetos que envolvam inovação tecnológica também terão preferência. De acordo com a Autarquia, eles ampliam o acesso da sociedade a produtos e serviços vinculados à criação e utilização de novas tecnologias que sejam adequadas às necessidades dos consumidores. O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, avalia que há uma relação direta entre inovação tecnológica e desenvolvimento econômico.
“O Brasil está num momento oportuno para viabilizar a criação e aprimoramento de tecnologias voltadas para o bem-estar social, internalizando centros decisórios e construindo um sistema de inovação com sentido distributivo”, afirmou Octaviani.
Outra novidade do programa será uma possível cooperação para o financiamento de projetos das sociedades participantes do Sandbox. Neste sentido, já se encontram em andamento tratativas da Susep com a Finep e com BNDES. O intuito é de ampliar os recursos para o desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito do programa.
O terceiro edital do programa incorpora sugestões das próprias empresas que participaram de edições anteriores. Desse modo, com a sua publicação, a Susep passará a receber propostas de forma contínua. Isso porque, diferentemente dos editais anteriores, este ficará aberto por prazo indeterminado.
As empresas que tiverem seus projetos aprovados poderão atuar neste ambiente experimental, dentro das regras do edital, pelo prazo máximo de 36 meses. Além disso, caso haja interesse, tais empresas poderão, ainda, solicitar, dentro deste mesmo prazo, sua autorização definitiva para atuar no mercado segurador. Tudo isso desde que cumpram com as regras gerais de autorização.
As inscrições para o Sandbox Regulatório devem ser enviadas por meio de peticionamento eletrônico. Ele está disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
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Para acessar a página da Susep sobre Sandbox Regulatório, clique aqui.
Editais anteriores do Sandbox Regulatório
A primeira edição do Sandbox selecionou 11 empresas com projetos inovadores. Destas, 10 receberam autorização temporária para operar, sendo que uma passou a ter autorização definitiva para atuar como seguradora em todo o território nacional.
Já na segunda edição foram aprovados 21 projetos. Destes, 11 empresas foram autorizadas a operar temporariamente no Sandbox Regulatório por 36 meses. Enquanto isso, uma delas já teve sua autorização convertida em definitiva.
Os resultados
A Autarquia avalia que, além dos novos entrantes, outros resultados já puderam ser percebidos. A oferta de novos produtos e coberturas, por exemplo, e acontratação e cancelamento simplificados, bem como aplicação de inteligência artificial na regulação de sinistros e pagamento de indenização, foram os resultados percebidos. Além disso, as jornadas digitais e os contratos com linguagem acessível para o consumidor também foram pontos de destaques da entidade.
Em números, até abril de 2024 foram emitidos R$ 145,8 milhões em prêmios pelas empresas participantes do Sandbox Regulatório. Esta é a soma em diversos ramos, sendo os mais expressivos de automóvel, celular, notebooks, tablets, câmeras e outros aparelhos eletrônicos, assistência e outras coberturas, como o Auto, RCF-Auto e acidentes pessoais. Os prêmios emitidos demonstram um crescimento constante. Considerando os quatro primeiros meses de 2024, já foram emitidos R$ 27,1 milhões em prêmios. Isso representa quase 60% dos prêmios emitidos em todo o ano de 2023 (R$ 46 milhões).
Por fim, os dados, segundo a Diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta, Júlia Normande Lins, representam um indicador promissor do sucesso e da confiança no programa.
“Esse cenário é um sinal positivo tanto para as empresas participantes quanto para o setor segurador como um todo, impulsionando a inovação e a competitividade”, destaca a diretora.