Norma da Susep entra em vigor no dia 1º de julho; corretores criticam
Saiu no Diário Oficial da União da última terça-feira, 10, a norma da Susep que obriga corretores de seguros informarem o montante da remuneração pela intermediação do contrato, acompanhado, inclusive, dos respectivos valores de prêmio comercial ou contribuição do contrato a ser celebrado. Sendo assim, antes da aquisição do produto de seguros, o consultor deve informar ao cliente qual será sua remuneração por intermediar a venda.
A medida, no entanto, foi mal recebida pelos corretores de seguros, que já criaram um abaixo-assinado a fim de revogar a norma. Em entrevista exclusiva à Seguro Nova Digital, José Roberio de Vasconcelos, fundador da Vencer Corretora de Seguros, de Sobral – CE, descordou de mais uma mudança da autarquia. Ele justifica que, com a exposição da remuneração, os intermediários seriam forçados a negociá-la com os clientes.
“A maioria dos consumidores não entendem que a comissão se aplica aos valores brutos do contrato. O cliente não vai considerar que o corretor tem despesas administrativas, como os custos de manutenção da corretora, por exemplo”, opina Roberio.
O corretor diz, ainda, que com essa medida, a autarquia espera reduzir o percentual de comissões para ter mais consumidores. “Entretanto, com a redução no número de corretores, algumas seguradoras buscarão outros canais de vendas alternativas, como supermercados, lojas de conveniências e bancos”. Para Roberio, a venda realizada nesses canais aumentará o número de processos no judiciário, “pois muitos segurados serão lesados, sem ter a figura do corretor para auxiliar na liquidação do sinistro”.
Linha do tempo
No início de fevereiro, a Susep criticou o modelo distribuição dos produtos de seguros no país. Segundo Solange Beatriz, superintendente da autarquia, os contratos deveriam ser mais transparentes e os produtos facilmente comparados pelo consumidor.
Logo depois, no dia 18 do mesmo mês, a Superintendência divulgou dados que supostamente mostravam à comissão dos corretores de seguros para venda de cada produto. As informações, divulgadas primeiramente pelo portal O Globo, mostraram que as despesas de comissão em seguros no Brasil podem chegar até 59% em garantia estendida. Entretanto, uma pesquisa inédita realizada pela Seguro Nova Digital, revelou que a maioria dos corretores nunca venderam seguro de garantia estendida.
Por: Sergio Vitor
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