Os empresários do setor de transporte estão mais preocupados com a continuidade das suas operações. Um levantamento da CNseg mostrou que o seguro contra roubo de cargas cresceu 29% entre 2023 e 2024. Na outra ponta, as seguradoras pagaram R$ 252 milhões em indenizações por cargas roubadas entre janeiro e junho do ano passado.
Em meio aos desafios da segurança urbana, o seguro de transporte desponta como uma alternativa para tranquilizar proprietários de transportadoras. Os produtos disponíveis no mercado brasileiro garantem não só pagamentos de indenizações, mas também mitigam riscos e reforçam os cuidados com a saúde dos motoristas.
A maior percepção da necessidade de uma proteção e as legislações que vêm se modernizando elevam o segmento como um dos mais promissores do mercado de seguros brasileiro.
Por outro lado, a adesão dos corretores, o principal canal de distribuição do país, ainda é tímida. A tecnicidade e a sopa de letrinhas, muito comum no ramo de transporte, afastam os profissionais.
Pensando em desvendar o ‘segurês’, a Albatroz, a primeira MGA de seguro de transporte do país, vem estreitando o relacionamento com os corretores a fim de deixar o segmento mais acessível para o profissional que projeta expandir sua carteira.
O sistema digital e a expertise de negócio da empresa oferecem todo apoio operacional às corretoras e traduzem informações complexas que são comumente vistas nas apólices. CEO da Albatroz MGA, Salvatore Lombardi, detalha essa parceria cada vez mais próxima.
Seguro Nova Digital – Você esteve no Brasesul em março. Fale sobre a importância do evento para profissionais de seguros e também para a Albatroz.
Salvatore Lombardi – Primeiramente, é importante estar em Porto Alegre e apoiar a cidade depois do desastre do ano passado. Além disso, uma fatia importante dos nossos clientes é da região. 3.500 corretores confirmaram presença no Brasesul, um evento cheio de oportunidades que marcou uma aproximação ainda maior da Albatroz MGA com os profissionais.
Hoje em dia, a interação online é uma grande aliada para os nossos negócios. Porém, estar cara a cara com os corretores para expor os diferenciais e os produtos da empresa é ainda muito importante.
Para a Albatroz, o Brasesul viabilizou uma aproximação com os nossos parceiros e nos apresentou para o público que ainda não conhecia a empresa. Ao mesmo tempo, estivemos juntos de representantes do Grupo SCOR e da Essor Seguros com quem temos uma parceria estratégica. Juntamos toda essa sinergia para falar de seguros.
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SND – Para a Albatroz, qual é o saldo que a parceria com a Essor e a Scor RE?
SL – São três anos de parceria com a Essor Seguros e com a Scor RE. A Albatroz fechou 2024 com R$ 200 milhões em prêmios emitidos e com uma sinistralidade de 40%. Uma parte expressiva desse resultado vem do relacionamento que a empresa tem com a seguradora.
SND – Além da parceria com a Essor, o que motivou a empresa a conquistar esse resultado?
SL – O seguro de transporte é um ramo bastante técnico e a Albatroz conseguiu digitalizar a jornada do corretor. No segmento, além da necessidade de traduzir o ‘segurês’, o profissional tem um trabalho operacional no pós-venda muito grande.
Quando digitalizamos o atendimento e a prospecção de clientes, aquele corretor com pouca familiaridade com o segmento passou a enxergá-lo como mais acessível. Gerar cotação, emitir uma apólice instantaneamente e todo o trabalho de pós-venda está dentro do nosso ecossistema digital.
SND – Como você avalia as oportunidades do corretor para esse segmento?
SL – Simplicidade. Os combos de proteção com subscrição na ponta são uma tendência. Eles são simples e práticos. Basta avaliar se o perfil do cliente se enquadra no pacote e a emissão da apólice é feita na hora.
SND – Nesse sentido, poderia adiantar alguma novidade que a empresa vai oferecer para o corretor neste ano?
SL – A Albatroz está lançando um produto que vai reduzir ainda mais a burocracia do corretor na operação de seguro de transporte. O foco vai ser trazer ainda mais profissionais para dentro deste mercado.
SND – A Albatroz também atua em parceria com o corretor. Qual é a sinergia entre a empresa e esses profissionais?
SL – Somos uma MGA que representa a seguradora e tem um olhar exclusivo para o transporte de carga. Isso facilita nossa parceria com o corretor e com a assessoria no treinamento, na prospecção e no pós-venda. Juntos, produzimos um negócio 100% digital que visa efetivamente o cliente.
SND – Qual é a sua expectativa para o setor de seguro de transporte neste ano?
SL – As empresas estão cada vez mais interessadas em levar produtos adequados aos pequenos e médios empresários. Para isso, novas coberturas, como de acidentes pessoais e desastre ambiental, estão sendo adaptadas em um pacote simples e com o preço adequado.
Além disso, os produtos combos, como citei, vão fazer muita diferença. Na Feira Intermodal deste ano, que vai reunir as principais tecnologias para o setor de transporte de carga, a Albatroz MGA vai lançar o produto de E&O para o agente de cargas.
Tendo em vista essas mudanças, projeto um importante crescimento nesse setor em 2025.