FenaCap avalia aquecimento do setor, com aumento de 10,1% nos sorteios pagos
A Capitalização fechou o primeiro bimestre de 2025 mantendo o ritmo de crescimento verificado pelo segmento no último ano, com arrecadação de R$ 5,09 bilhões. O valor representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2024, como mostram os dados mais recentes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), analisados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). Para a entidade, os produtos de Capitalização estão se tornando cada vez mais conhecidos pelas pessoas e empresas.
“Os números refletem o papel estratégico da Capitalização no fortalecimento da economia nacional. O desempenho positivo de diversas modalidades reforça a confiança dos consumidores e evidencia a versatilidade do setor em atender diferentes necessidades de empresas, com segurança e credibilidade”, afirma o diretor-executivo da FenaCap, Natanael Castro.
NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP
Ele lembra que, dentre as modalidades de Capitalização, há aquelas direcionadas ao público final, com estímulo à formação de reserva financeira e ainda o uso dos Títulos de Capitalização como garantia, em substituição ao fiador na locação de um imóvel ou para execução de serviços, como obras e contratos.
Já para empresas, destaca o executivo, os títulos podem ser utilizados para ações de relacionamento, retenção e fidelização de clientes, no caso da modalidade de Incentivo, e até para contratação de obras públicas e licitações. “A Capitalização traz soluções para qualquer segmento da economia, contando com o aspecto lúdico dos sorteios. Como um importante estímulo para geração de riqueza do país, o segmento tem se tornado cada vez mais conhecido pelos brasileiros, que enxergam nos títulos uma ferramenta de disciplina financeira e a possibilidades de fazer negócio com transparência e normas regulamentadas”, explica Natanael.