Empreendedorismo feminino guia debate na Expo ABGR 2025

Liderança feminina e diversidade guiam debate na Expo ABGR 2025

Da esquerda para a direita: Edna Vasselo Goldoni, Marcia Ribeiro, Juliana Nascimento e Liliana Caldeira

Painel da Expo ABGR 2025 reúne lideranças femininas para debater avanços, desafios e caminhos para a equidade de gênero e o fortalecimento do empreendedorismo no mercado de seguros

A diversidade e o protagonismo feminino estiveram em pauta no XVI Seminário de Gestão de Riscos e Seguros – Expo ABGR 2025, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, em São Paulo. O evento reuniu mais de três mil participantes. O painel Empreendedorismo: Mulheres nos Negócios e na Diversidade destacou avanços, desafios e perspectivas para a equidade de gênero no setor.

Juliana Nascimento, Superintendente de Riscos, Compliance e Atuarial na Sompo Seguros, apresentou o Gender Gap Report. O estudo aponta que a América Latina é a região mais próxima de alcançar a equidade de gênero. Ainda assim, a previsão é de 57 anos para atingir a meta. “As iniciativas da América Latina têm surtido muito mais efeito globalmente”, afirma.

Além disso, durante a sua apresentação a executiva lembrou que, mesmo se dedicando mais aos estudos, as mulheres ainda enfrentam barreiras para ascender profissionalmente. “A mulher tem que estudar e se capacitar muito mais para chegar em posições que o homem consegue com um índice de escolaridade muito menor.”

   NOTÍCIAS DE SEGUROS NO SEU WHATSAPP

Liliana Caldeira, presidente da Sou Segura, reforçou que a missão da entidade é trazer dados concretos para conscientizar as empresas sobre a realidade do setor. “Não trabalhamos com subjetividade, mas com dados estatísticos, mostrando a verdade dos fatos e estimulando as melhores práticas”, explica.

A Sou Segura premia anualmene empresas que promovem iniciativas voltadas à equidade. Desse modo, ações como ampliação de licenças maternidade e paternidade e programas de promoção de mulheres. Entretanto, ela alertou para a estagnação na ocupação de cargos de liderança nos últimos três anos. Sobre o futuro, foi categórica: “As mulheres estão liderando o empreendedorismo nascente no Brasil.”

Edna Vasselo Goldoni, presidente e fundadora do IVG, recordou quando ingressou no mercado de seguros, há 35 anos, em um ambiente predominantemente masculino. Atualmente, a prestigiada executiva dedica seu tempo a causas sociais pelo Brasil. Ela é idealizadora dos programas de mentoria ‘Nós por Elas’ e do ‘Semeando Pérolas’. “O que cada um de nós está tendo coragem para mudar o que precisa ser mudado?”, indagou.

Segundo Marcia Ribeiro, diretora da ABGR  e mediadora do painel, o tema representa um movimento contínuo de reflexão e ação. “Não dá para pensar em trabalho, negócios e melhoria do mundo se a gente não pensar em todos. Depende da criatividade multifacetada que a mulher tem”, afirmou. Com experiência como risk manager no setor elétrico, ela relembrou a luta para conquistar espaço e voz em um cenário majoritariamente masculino.








banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.