Entrevista publicada, originalmente, na 58ª edição da revista digital.
A Alper, uma das principais corretoras do país, tem se consolidado como referência em inovação, combinando tecnologia, dados e empatia. À frente do Dr. Alper, núcleo de gestão de saúde da companhia, a corretora conta como vem utilizando soluções digitais, entre elas a doc24, parceira estratégica em telemedicina para ampliar o acesso, aprimorar a gestão e gerar valor real para empresas e beneficiários.
Em entrevista exclusiva, o Gerente Médico de Gestão de Saúde e Risco na Alper Seguros, Dr. Claudio Tafla, destaca o tamanho da importância do corretor de seguros na solução Dr. Alper.
Seguro Nova Digital – Qual é o papel do corretor e como a Alper enxerga sua atuação no mercado de saúde corporativa?
Claudio Tafla – Além da questão obrigatória legal da existência da figura do corretor intermediando contas de planos de saúde, identificamos muitos diferenciais positivos e construtivos da participação de uma corretora como a Alper, que são as tarefas complementares dentro da gestão de saúde populacional das empresas que nos contratam.
Atuamos com o Dr. Alper, desde a identificação precoce dos beneficiários em risco, através de mapeamento de risco e cruzamento dos dados de saúde ocupacional, até a alocação dos que possuem necessidades pontuais e precisam de acompanhamento em linhas de cuidado específicas para melhor qualidade do atendimento e melhores desfechos em saúde. Finalizamos com estudos atuariais e auditorias de casos pré, intra e pós-internação, impactados por um trabalho proativo da nossa equipe de saúde.
Para isso, existe a necessidade constante de o corretor se adaptar às mudanças trazidas pela digitalização, integrando dados e buscando interoperabilidade em prol do beneficiário, para reduzir a fragmentação do cuidado. As competências que o tornam parceiro estratégico incluem conhecimento tecnológico, visão do todo e empatia para buscar as melhores soluções.
SND – Como a Alper trabalha o relacionamento com seus corretores?
CT – Vemos nos corretores, sejam da área da saúde ou não, atores protagonistas na busca de soluções adequadas e viáveis para as demandas dos clientes. Por isso, oferecemos treinamentos, ferramentas, programas de atualização e conhecimentos gerais de produtos, além de dinâmicas internas com outros fornecedores e parceiros.
Por meio do Dr. Alper, nossos corretores aprendem na prática, com o apoio de colegas especializados, como cada produto pode se encaixar nas necessidades específicas dos clientes, construindo um portfólio amplo e personalizado.
SND – Como a inovação e a transformação digital têm impactado o trabalho do corretor?
CT – A tecnologia da informação tem impactado de forma impressionante todos os setores, e na vida do corretor não é diferente. Com o Dr. Alper e as ferramentas integradas à nossa transformação digital, conseguimos reunir dados de diferentes fontes em um BI único, que apoia decisões mais rápidas e atua de forma preditiva, precoce e preventiva.
Também utilizamos robôs (data apps) para capturar dados das operadoras, tornando o trabalho dos corretores mais produtivo e estratégico. A criação de um banco de dados unificado, acessado de forma segura e em conformidade com a LGPD, padroniza e integra informações, aprimorando a experiência do cliente.
E para trazer ainda mais facilidade e qualidade no atendimento, reforçamos o uso da doc24 como parceira estratégica em telemedicina, um avanço que melhora o acesso dos beneficiários e funciona como triagem para casos que não exigem pronto-socorro ou internações desnecessárias.
SND – Qual tem sido o impacto da telemedicina dentro do Dr. Alper?
CT – A implementação da telemedicina dentro do Dr. Alper aconteceu antes da pandemia, pois sempre acreditamos na ferramenta como um benefício adicional para beneficiários e empresas. A adesão e o engajamento foram imediatos.
Os resultados comprovam o impacto positivo: medimos constantemente indicadores como tempo de espera, qualidade de atendimento, custo e satisfação. Desde o início das operações, em fevereiro de 2020, já contabilizamos R$ 97,5 milhões em custos evitados, considerando atendimentos e internações prevenidos com o apoio da telemedicina doc24.
SND – Que mensagem a Alper gostariade deixar aos corretores?
CT – Gostaríamos de agradecer e valorizar o trabalho dos corretores, muitas vezes subestimado, mas que gera resultados reais na vida, saúde e satisfação dos clientes todos os dias. Vocês são os materializadores e viabilizadores de todas as soluções que desenvolvemos e que só existem porque chegam até o cliente por meio de vocês.






