Ambipar completa um ano de IPO e tem valorização superior a 50%

Ambipar completa um ano de IPO e tem valorização superior a 50%
Fábio Castro, diretor de Relações com Investidores da Ambipar
Em um ano de capital aberto, companhia realizou 17 aquisições e entregou mais do que esperado pelo mercado

A Ambipar, líder em gestão ambiental, completa um ano da abertura de capital. A companhia foi a primeira empresa do setor a entrar na B3 e registrou uma das ofertas públicas iniciais (IPO) de maior demanda da história do Brasil, com procura superior a doze vezes pelos investidores. O valor levantado foi R$1,1 bilhão. Após um ano do IPO, a empresa se valorizou mais de 50%, fruto da entrega ser maior do que o esperado pelos acionistas.  

Na abertura de capital, a Ambipar já tinha como estratégia o plano de expansão global a partir de crescimento orgânico e aquisições. Ao longo de um ano, foram 17 transações realizadas com intuito de aumentar o portfólio de serviços ou ampliar / reforçar a presença geográfica. Os M&A’s foram realizados no Brasil, América Latina, América do Norte e Europa que fizeram a Ambipar dobrar de tamanho. Até o momento R$1,4 bilhão foi comprometido em aquisições de empresas com total sinergia aos negócios. 

Somente nas últimas duas semanas de junho foram feitas cinco M&As estratégicos totalmente focados no segmento Environment. Foram quatro aquisições no Brasil, da Boomera, Centro Oeste Resíduos, Metal Ar Engenharia e Ecológica Nordeste, com o objetivo de reforçar a capilaridade no Brasil. A compra de 100% da Disal Ambiental levou os serviços de gestão ambiental da Ambipar para o exterior, chegando ao Chile, Peru e Paraguai.

Já no segmento Response, foram quatro aquisições nas duas primeiras semanas de julho. Uma delas foi os 50% remanescentes da Suatrans Chile e o fortalecimento da presença geográfica na Colombia a partir da SABITech. Já na América do Norte, a Ambipar chegou a 10 estados nos Estados Unidos com a compra da EMS Environmental e Swat Consulting. Desde o IPO, foram nove aquisições, permitindo a expansão na América do Norte, América do Sul e Europa.  

Segundo o diretor de Relações com Investidores da Ambipar, Fábio Castro, o desempenho da companhia em um ano de IPO é totalmente positivo, refletindo as entregas pelas conquistas e estratégias de negócios que alavancaram as ações da empresa ao longo desse período. “Em um ano de IPO, cumprimos com as estratégias definidas, conquistando capilaridade na América do Norte, América do Sul e Europa, chegamos a 17 países e registramos resultados financeiros positivos e crescentes. Já falávamos há algum tempo que a empresa tinha potencial de crescimento e as ações seriam valorizadas. Hoje vemos o resultado do trabalho ao longo desse primeiro ano com capital aberto”. 

De acordo com Fábio Castro, a tendência para o futuro é continuar com o plano estratégico de crescimento orgânico e inorgânico, principalmente no segmento Response, mas também adquirir empresas com serviços de gestão ambiental sinérgicos ao da Ambipar. Além disso, o crescimento orgânico continuará a ser um dos principais focos da companhia, a fim de ser referência global não só em reposta a emergências, mas também em gestão ambiental. 

“Pretendemos fazer outras aquisições estratégicas para expandir ainda mais a Companhia. A tendência é que a Ambipar continue crescendo, só que agora de forma mais acelerada, maximizando margens e retorno”, explica o RI.

   PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP PARA PROFISSIONAIS DE SEGUROS

Leia, por fim, a 17ª edição da revista:




banner pitzi


©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.