Proposta da ANS pode impedir tratamento precoce do câncer de mama, diz presidente da ANAB

Proposta da ANS pode impedir tratamento precoce do câncer de mama, diz presidente da ANAB

Redução da frequência de mamografias gera, ainda, mais custos para todo o sistema de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avalia recomendar mudança nas diretrizes para o rastreamento do câncer de mama na saúde suplementar. A nova proposta sugere a realização de mamografias para o público feminino entre 50 e 69 anos, com frequência bienal, alinhando-se às práticas adotadas no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a medida tem gerado preocupação entre especialistas e representantes jurídicos do setor, que argumentam que a redução da frequência pode comprometer o diagnóstico precoce e aumentar os custos de tratamento.

Para Alessandro Acayaba de Toledo, presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), a proposta vai contra o papel essencial desempenhado pela saúde suplementar no Brasil.

“A saúde suplementar tem se destacado por oferecer atendimento ágil, eficaz e englobar coberturas assistenciais fundamentais na prevenção de doenças. Essa proposta contraria estudos, dados e jurisprudências que reforçam a importância do diagnóstico precoce”, afirma Acayaba de Toledo, especialista em Direito e Saúde.

O presidente da ANAB também destaca que a mudança colide com a Lei do Rol de Procedimentos da ANS, que atualmente obriga a cobertura de mamografia digital para mulheres entre 40 e 69 anos. “Reduzir a faixa etária mínima e a frequência dos exames é um retrocesso. O diagnóstico precoce é uma ferramenta fundamental para salvar vidas e evitar tratamentos invasivos, mais caros e traumáticos”, detalha Toledo.

Leis e iniciativas recentes reforçam a relevância da mamografia como ferramenta preventiva. Em agosto de 2023, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que autoriza a realização de mamografias preventivas sem a necessidade de pedido médico. Além disso, dados da Sandbox Data for Health revelam que intervenções precoces, como a quadrantectomia, têm custos significativamente menores do que tratamentos para casos avançados, como a mastectomia. “A tentativa de reduzir os exames com a justificativa de economia é falha. A redução da frequência só desloca os custos para tratamentos mais complexos, que poderiam ser evitados com a detecção precoce”, explica o presidente da ANAB.

Dados da Femama mostram que 40% dos casos de câncer de mama no Brasil acometem mulheres com menos de 50 anos, enquanto 22% dos óbitos relacionados à doença também ocorrem nessa faixa etária. Hoje, mesmo com a realização ampla da mamografia, 60% dos casos de neoplasias mamárias ainda são diagnosticados em estágio avançado, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.







banner pitzi

©2024. Seguro Nova Digital, a revista online do mercado de seguros. Todos os direitos reservados.

Primeira revista digital do mercado segurador, a Seguro Nova Digital é o resultado de uma ampla pesquisa, baseada nas transformações do setor e dos consumidores. O veículo surge a partir da necessidade da criação de conteúdos exclusivos no ambiente online. Para atender a demanda de clientes e usuários de todas as idades, os meios eletrônicos dispõem de ferramentas peculiares que estimulam à leitura.

A praticidade diária, a capacidade de interação, o compartilhamento de ideias em pouco tempo e o apreço pelo meio ambiente são componentes que se alinham com as mudanças de hábito do consumidor e com o desenvolvimento do mercado de seguros.

Nosso objetivo é ser um meio efetivo de comunicação, com o público que a empresa deseja atingir. Queremos decidir pautas junto ao cliente, abrir espaço para interação entre corretores, ouvir opinião do consumidor final do produto/serviço, dialogar com os porta vozes das companhias, ser um canal de referência e oxigenação no mercado.

Para isso, além dos tradicionais veículos de comunicação (site, Facebook, Linkedin e Instagram), formaremos grupos de discussão e divulgação por Whatsapp, vídeos entrevistas, sempre enaltecendo à opinião dos corretores. Nossa missão é colocar a sua informação e sua marca no caminho do público-alvo.

Somos profissionais formados na área de comunicação: Jornalismo e Relações Públicas. Assim, por meio de uma análise de quatro anos do setor de seguros, entendemos que fazer um trabalho diversificado, de relevância e com grande expertise para o segmento é essencial àqueles que desejam contribuir para o mercado.